IRRIGAÇÃO DE DOIS CULTIVARES DE FEIJÃO (PHASEOLUS VULGARIS L.) COM EFLUENTES DE WETLANDS CONSTRUÍDOS

Autores

  • Selma Cristina da Silva UFRB
  • Daniele Caldas de Miranda UFRB
  • Maria Lucrecia Gerosa Ramos UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.31846

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos efluentes produzidos pelos wetlands construídos com meio suporte de solo natural (Latossolo Amarelo), plantados com arroz irrigado (Oryza sativa L.) no suprimento nutricional de dois cultivares de feijão (BRS Estilo e BRS Horizonte), sem adubação química. Os sistemas experimentais de tratamento foram operados em escala reduzida, com diferentes taxas de aplicação hidráulica e seus efluentes armazenados em um tanque para reúso na irrigação do feijão. Antes da aplicação, realizou-se a análise do efluente quanto ao teor de metais, e observou-se que sua qualidade era compatível com aquela recomendada por diferentes autores para a água de reúso na irrigação. Por outro lado, as concentrações de Ca+2 e Mg+2 no efluente eram maiores, e as de K+, Mn e Zn, menores do que as requeridas pelo feijão, mesmo assim, as plantas se desenvolveram bem e produziram grãos. A água de reúso se mostrou adequada para irrigação e suprimento de nutrientes para as plantas. Os cultivares BRS Estilo irrigados com água de reúso alcançaram alturas superiores, aos irrigados com água de poço, cujo solo recebeu adubação tradicional (controle). Entretanto, para o cultivar BRS Horizonte ocorreu o inverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Cristina da Silva, UFRB

outora em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos/UnB. Professora Associado I do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Daniele Caldas de Miranda, UFRB

Engenheira Sanitarista - CETEC/UFRB

Maria Lucrecia Gerosa Ramos, UnB

PhD em Ecofisiologia Vegetal/University of Dundee-UK.Professora Titular da  Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Silva, S. C. da, Miranda, D. C. de, & Ramos, M. L. G. (2019). IRRIGAÇÃO DE DOIS CULTIVARES DE FEIJÃO (PHASEOLUS VULGARIS L.) COM EFLUENTES DE WETLANDS CONSTRUÍDOS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(2), 214–224. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.31846

Edição

Seção

Artigos Originais