ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS NO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • Maxsuel Bezerra do Nascimento Graduando em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba e Professor do ensino Fundamental.
  • Jéssica Mendes da Silva Graduada em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba
  • Tiago Souza Clemente Graduando em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba
  • Lincoln Eloi de Araújo Doutor em Recursos Naturais da Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30788

Resumo

O Semiárido do Nordeste brasileiro possui irregularidade na precipitação no tempo e no espaço, e é de extrema importância compreender como essa variação influencia o meio ambiente em geral. O presente artigo tem como objetivo avaliar a variabilidade pluviométrica do município de Cabaceiras-PB, por meio da análise espaço-temporal mensal e anual da precipitação, bem como da utilização do Índice de Anomalia de Chuva (IAC), para definição dos períodos secos e chuvosos da área estudada. Os dados pluviométricos utilizados na pesquisa correspondem às séries mensais de precipitação pluviométrica, no período de 1994 a 2017, fornecidos pela AESA. A precipitação nesse município vem com maior intensidade do sentido de Oeste para Leste, visto que as chuvas que se originam do litoral não chegam nele por conta do Planalto da Borborema. Esse artigo traz uma relevância na área da ecologia, no sentido de poder contribuir, por meio dos resultados evidenciados, com a gestão municipal, através do conhecimento científico e popular, com subsídios para favorecer o meio ambiente e a atuação humana local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Graduando em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba e Professor do ensino Fundamental.

Graduando no curso de Bacharel em Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada. Estagiário do LAGeo ( Laboratório de Analises Geoambientais ) na UFPB Campus IV , onde trabalho nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica. Atualmente Professor do Ensino fundamental ll, ministrando as Matérias de Geografia e Atualidades (Educandario Cecília Meireles) e Empreendedorismo e Ética (Instituto Paulo Freire)

Lincoln Eloi de Araújo, Doutor em Recursos Naturais da Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV/Rio Tinto, Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA), Curso de Ecologia e Pró-reitor Adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). Possui graduação em Meteorologia (2004) e em geografia (2011), mestrado em Meteorologia (2006) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices climáticos; Climatologia; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Degradação e Impactos Ambientais; Diagnósticos Ambientais em Bacias Hidrográficas, Clima Urbano e Pegada Hídrica.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

do Nascimento, M. B., da Silva, J. M., Clemente, T. S., & Araújo, L. E. de. (2019). ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS NO ESTADO DA PARAÍBA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(2), 175–186. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30788

Edição

Seção

ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC