ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS NO ESTADO DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30788Resumo
O Semiárido do Nordeste brasileiro possui irregularidade na precipitação no tempo e no espaço, e é de extrema importância compreender como essa variação influencia o meio ambiente em geral. O presente artigo tem como objetivo avaliar a variabilidade pluviométrica do município de Cabaceiras-PB, por meio da análise espaço-temporal mensal e anual da precipitação, bem como da utilização do Índice de Anomalia de Chuva (IAC), para definição dos períodos secos e chuvosos da área estudada. Os dados pluviométricos utilizados na pesquisa correspondem às séries mensais de precipitação pluviométrica, no período de 1994 a 2017, fornecidos pela AESA. A precipitação nesse município vem com maior intensidade do sentido de Oeste para Leste, visto que as chuvas que se originam do litoral não chegam nele por conta do Planalto da Borborema. Esse artigo traz uma relevância na área da ecologia, no sentido de poder contribuir, por meio dos resultados evidenciados, com a gestão municipal, através do conhecimento científico e popular, com subsídios para favorecer o meio ambiente e a atuação humana local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-19
Como Citar
do Nascimento, M. B., da Silva, J. M., Clemente, T. S., & Araújo, L. E. de. (2019). ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS NO ESTADO DA PARAÍBA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(2), 175–186. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30788
Edição
Seção
ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).