ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ÁGUA CONDENSADA GERADA POR APARELHOS DE AR-CONDICIONADO

Autores

  • Jéssika Oliveira Neles Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Tarciso Cabral da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gilson Barbosa Athayde Júnior

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30779

Resumo

O crescimento populacional, a poluição, o uso não racional e a distribuição desigual dos corpos hídricos e aquíferos acentuam a escassez hídrica, principalmente em regiões áridas e semiáridas. A fim de aumentar o leque de opções para o suprimento hídrico, surge a possibilidade do uso de fontes alternativas. Neste sentido, o aparelho de ar-condicionado é uma opção, pois opera de forma que ocorre a condensação do ar, gerando água, que é comumente desprezada. O presente trabalho analisou a viabilidade do uso da água condensada em aparelhos no órgão ambiental da Paraíba (SUDEMA) e a chance de se tornar uma fonte alternativa de água para usos não potáveis. Realizaram-se a coleta do volume e a análise físico-química e microbiológica da água gerada nestes aparelhos. Por meio da obtenção do consumo de água do edifício, foi possível comparar o volume obtido da condensação dos aparelhos com o volume consumido mensalmente no órgão, resultando numa capacidade de redução do consumo de água de até 7,5 %. Os parâmetros analisados foram comparados com as Classes de Reúso 1 e 3 do Manual de Conservação e Reúso da água em Edificações da Agência Nacional de Águas, obtendo-se resultados satisfatórios para o uso da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssika Oliveira Neles Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

 

Tarciso Cabral da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1977), mestrado em Engenharia Civil [C. Grande] pela UFPB (1984) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo - POLI/USP (1993). Atualmente é professor Titular da UFPB, dos cursos de Graduação em Eng. Civil e de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental e em Desenvolvimento e Meio Ambiente - rede PRODEMA; Consultor ad hoc do CNPq e da CAPES. Atua nas áreas de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Hidráulica, Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos principalmente nos seguintes temas: escoamento à superfície livre, saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, águas subterrâneas.

Gilson Barbosa Athayde Júnior

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Engenharia Civil (Saneamento) - University of Leeds - Reino Unido (1999). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, onde atuou como coordenador do curso de graduação em Engenharia Ambiental (2008-2009), como coordenador do curso de pós-graduação (mestrado) em engenharia urbana e ambiental (2009-2011) e como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (2014-2018). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Lagoas de estabilização, Reservatorios de estabilizacao, Qualidade da Água, Aproveitamento de águas pluviais e Resíduos sólidos.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Rodrigues, J. O. N., Cabral da Silva, T., & Athayde Júnior, G. B. (2019). ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DA ÁGUA CONDENSADA GERADA POR APARELHOS DE AR-CONDICIONADO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(2), 160–174. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30779

Edição

Seção

ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC