OTIMIZAÇÃO DE VOLUMES DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DA CHUVA PARA USO PECUÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30775Resumo
A captação da água da chuva é uma antiga prática que tem como objetivo suprir as necessidades de água para irrigação, higiene pessoal e o consumo humano ou animal. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método de otimização econômica de sistemas de captação de água da chuva. Para o cálculo do volume, foram utilizados dados diários de precipitação, por um período de 20 anos, coletados em estações meteorológicas na região de Feira de Santana-BA. Foram analisados potenciais de atendimento variando de 65% a 95%. Os resultados demonstraram que, para um potencial de atendimento adotado e uma dada demanda, existe uma infinidade de combinações entre área de captação e volume de reservatório, configurando uma indeterminação matemática, entretanto, há uma combinação que apresenta um custo mínimo. O método aplicado para as condições de Feira de Santana-BA resultou, para o sistema de aproveitamento ótimo, em um potencial de atendimento de 95% e demanda de 250 L/dia, numa área de captação de 208 m² e volume de cisterna de 20.900 L.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-19
Como Citar
Giffoni, V. V., & Cohim Silva, E. H. B. (2019). OTIMIZAÇÃO DE VOLUMES DE RESERVATÓRIOS DE ÁGUA DA CHUVA PARA USO PECUÁRIO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(2), 151–159. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30775
Edição
Seção
ARTIGOS EDIÇÃO ESPECIAL 11o SBCMAC
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).