AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DA EFICIÊNCIA NA RETENÇÃO DE SEDIMENTOS SÓLIDOS, EM UM RESERVATÓRIO SEPARADOR DE PRIMEIRAS ÁGUAS DA CHUVA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v7i2.30773Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação experimental de um reservatório de separação de primeiras águas (RSPA) para aproveitamento de água de chuva. Inicialmente, dimensionou-se de forma regionalizada o volume do RSPA, concebido a partir de uma vazão dada pela chuva de projeto, calculada pelo método racional. Em seguida, elaborou-se uma geometria para o RSPA, com o objetivo de avaliar de forma experimental a sua eficiência na retenção de material particulado (sedimentos). O RSPA foi fabricado com tubos e conexões de policloreto de vinila (PVC) em escala real e foi instalado em um sistema de alimentação em uma edificação de ensino. Para essa avaliação, produziram-se sedimentos a partir de um processo de peneiramento, utilizando-se peneiras com aberturas padronizadas. O experimento consistiu em aplicar no RSPA uma vazão correspondente à chuva de projeto com uma concentração de sedimentos, simulando as condições das primeiras águas de chuva. Durante o experimento, realizaram-se amostragens na saída do RSPA e avaliou-se sua eficiência na retenção dos sedimentos inseridos na massa líquida. Os resultados indicam que a geometria escolhida do RSPA foi eficiente do ponto de vista experimental para a retenção de sólidos, obtendo uma remoção de cerca de 70% do material particulado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).