RELAÇÕES ENTRE AS TEMPERATURAS SUPERFICIAIS DO OCEANO ATLÂNTICO SUL E AS VARIAÇÔES ANÔMALAS DO EL NINO PERÍODO 1950 A 2016
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v7i1.28078Resumo
O trabalho investiga os fenômenos de macro escala El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e as Temperaturas Superficiais do Mar (TSM) para o Atlântico Sul, tendo como objetivo analisar as inter-relações das variabilidades de temperatura dos referidos fenômenos durante o período de 1950 a 2016. Foram analisados os eventos ENOS utilizando índices de anomalia da Temperatura de Superfície do Mar (TSM), referentes ao Niño 3.4 no Oceano Pacífico, bem como as Temperaturas do Atlântico Sul (TSM). Os resultados obtidos demonstraram que as variações anômalas de temperatura do El Niño-Oscilação Sul, bem como as do Atlântico Sul são independentes e possuem características distintas, configurando-os como eventos independentes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-03-19
Como Citar
Castro, M. P., Souza, M. M. F., & dos Santos, J. W. B. (2019). RELAÇÕES ENTRE AS TEMPERATURAS SUPERFICIAIS DO OCEANO ATLÂNTICO SUL E AS VARIAÇÔES ANÔMALAS DO EL NINO PERÍODO 1950 A 2016. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(1), 37–44. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i1.28078
Edição
Seção
Edição Especial referente ao V COBESA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).