AVALIAÇÃO DA BIODEGRADAÇÃO DO INSETICIDA IMIDACLOPRIDO EM REATOR DE BANCADA

Autores

  • Roberta Daniela da Silva Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP http://orcid.org/0000-0001-6015-6566
  • Paula Tereza de Souza e Silva Embrapa Semiárido
  • Carlos Alberto Tuão Gava Embrapa Semiárido
  • Veruschka Escarião Dessoles Monteiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Márcio Camargo de Melo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v7i1.28073

Resumo

Na Região do Vale do São Francisco, no estado de Pernambuco, o manejo da uva requer a utilização de inseticidas para combate às pragas, dentre eles, destaca-se o imidacloprido. A utilização de inseticidas acarreta na geração de efluentes contaminados, provenientes das sobras da pulverização e das águas de lavagens dos equipamentos destinados a essa atividade, os quais, se não forem tratados corretamente, podem contaminar os recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a biodegradação do inseticida imidacloprido, empregando reator de bancada, combinando aeração e esterco caprino. Para avaliar as melhores condições de biodegradação, utilizou-se um planejamento fatorial 22 verificando a influência da razão efluente / biomassa (95/5 e 80/20) e do tempo de detenção (15 e 23 dias). As variáveis avaliadas foram nitrogênio total, oxigênio dissolvido, temperatura, carbono orgânico total, contagem de microrganismos e análise do imidacloprido no efluente e no esterco caprino. Verificou-se que os microrganismos presentes no esterco caprino foram promissores na biodegradação do imidacloprido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Daniela da Silva Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutoranda em Agronomia (Irrigação e Drenagem) - UNESP

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental - UFCG

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho - UNIG

Engenheira Agrícola e Ambiental - UNIVASF

Paula Tereza de Souza e Silva, Embrapa Semiárido

Bacharel em Química pelo Departamento de química fundamental da UFPE (1999). Mestre em química pelo Departamento de química fundamental da UFPE (1999). Doutorado com dupla titulação "cotutela" entre o Departamento de química fundamental da UFPE e Institut National Polytechnique de Lorraine França (2007). Pós-doutorado pelo Institut National Polytechinique de Lorraine França (2008). Atualmente é pesquisador da Embrapa na área de química ambiental.

Carlos Alberto Tuão Gava, Embrapa Semiárido

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), especialização em Biotecnologia pelo CNPq/Biobrás/ Unimontes (1997), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) com especialização em Microbiologia do Solo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Produção Vegetal/Proteção de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003), com especialização em Controle Microbiano de Pragas. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Veruschka Escarião Dessoles Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), Especialização em "Mecánica del Suelo e Ingénieria de Cimentaciones" pelo Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas - CEDEX. Madrid- España, (1994). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professora associada II no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.

Márcio Camargo de Melo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1999), Cursando Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER em Campina Grande-PB, Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco (2003) e Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campinha Grande, Paraíba (2011). Atualmente é Professor Adjunto na Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2019-03-19

Como Citar

Santos, R. D. da S., Silva, P. T. de S. e, Gava, C. A. T., Monteiro, V. E. D., & Melo, M. C. de. (2019). AVALIAÇÃO DA BIODEGRADAÇÃO DO INSETICIDA IMIDACLOPRIDO EM REATOR DE BANCADA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(1), 45–60. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i1.28073

Edição

Seção

Edição Especial referente ao V COBESA