ANÁLISE DE PLANOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM HOSPITAIS EM SALVADOR, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v7i1.28072Resumo
O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), baseado nos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), visa a minimizar a geração de resíduos, realizar um descarte correto no ambiente, proteger a saúde e prevenir acidentes. Diante da obrigatoriedade de sua elaboração, este artigo tem por objetivo apresentar o resultado da pesquisa realizada sobre a análise da aplicação dos PGRSS em hospitais em Salvador, Bahia. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, observação em campo e entrevistas. Os resultados permitiram constatar a fragilidade e precariedade da qualidade das informações e dos procedimentos de gerenciamento especificados nos Planos. Os principais pontos desfavoráveis encontrados nos PGRSS, como a ausência de quantificação dos RSS gerados, a segregação deficiente e o armazenamento externo, representam deficiências que põem em risco a saúde e o meio ambiente. Assim, conclui-se que os PGRSS não atendem totalmente aos propósitos estabelecidos nas legislações e normas vigentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).