DESAFIOS À SUSTENTABILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA BAHIA

Autores

  • Renato Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB http://orcid.org/0000-0002-1242-3495
  • Thaisa Teixeira de Souza
  • Ariel Santiago da Silva Galvão
  • Matheus Ribeiro de Jesus Cerqueira
  • Naiane dos Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v7i1.28059

Resumo

Uma Universidade Sustentável desenvolve ações nas diferentes dimensões da sustentabilidade, assumindo um sistema de gestão ambiental na própria instituição e contribuindo para a formação de jovens com pensamento crítico. Adotou-se a análise de conteúdo, para abordar a evolução histórica da preocupação ambiental em três diferentes versões do Plano de Desenvolvimento Institucional de uma Instituição de Ensino Superior (IES) na Bahia, e efetuaram-se apontamentos sobre o estágio de sustentabilidade da IES. Hoje, a sustentabilidade na sede da universidade reflete processo histórico associado à sua origem e estratégia da multicampia. Esforços induziram os primeiros projetos coletivos, mas sem uma continuidade de longo prazo e metas quantificáveis, prevalecendo ações individuais e pontuais. A adoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 contribuiria ao enfrentamento dos desafios que se apresentam para a sustentabilidade universitária.            

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciado em Biologia (UFES), Mestrado e Doutorado em Ciências (Oceanografia Biológica) pela USP. Docente da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB), junto ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). Atualmente é Tutor do PET Mata Atlântica: conservação e desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2019-03-19

Como Citar

Almeida, R., de Souza, T. T., Galvão, A. S. da S., Cerqueira, M. R. de J., & da Silva, N. dos S. (2019). DESAFIOS À SUSTENTABILIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA BAHIA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 7(1), 1–15. https://doi.org/10.9771/gesta.v7i1.28059

Edição

Seção

Edição Especial referente ao V COBESA