FATORES RELEVANTES NA ESTIMAÇÃO DO VALOR DA VAZÃO ESPECÍFICA DE RESTRIÇÃO. ESTUDO DE CASO: BACIA DO RIO REGINALDO EM MACEIÓ-AL.

Autores

  • Gabriela Branquinho Antonio
  • Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.27019

Resumo

Uma forma de controlar a geração do escoamento superficial nas áreas urbanas é a restrição específica (qR), que pode ser definida como a vazão máxima de saída permitida em uma área urbana ocupada por vários tipos de uso do solo, como lotes ou loteamentos residenciais e comerciais. Pode-se obter seu valor, combinando os métodos NRCS TR-55 (SCS) e Racional, usando a duração da precipitação via método cinemático. Essa forma está sujeita a diversas suposições que podem gerar incertezas, sendo necessária uma investigação. Isto foi realizado neste estudo, em um Sistema de Informação Geográfica, espacializando valores de qR em uma bacia urbana por quatro métodos: Racional-cinemático, duração que gera precipitação efetiva, duração de uma hora e duração de quatro horas. No primeiro, todo o procedimento foi automatizado, resultando em durações muito baixas em cada célula, o que, aliadas ao tipo de solo predominante, gerou valores de qR muito baixos. A situação melhorou para os três métodos seguintes, com automatização parcial. Tudo foi visualizado em mapas, construídos com valores de Curve Number, de qR e outros. Para a bacia hidrográfica estudada, foi mais viável utilizar a duração igual a quatro horas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH). Tem experiência na área de Recursos Hídricos, Hidrologia Urbana. Atualmente é Professor Adjunto 4 da UFAL: engenharia civil, engenharia ambiental e sanitária, engenharia química, engenharia de petróleo e pós-graduação em recursos hídricos e saneamento (PPGRHS). É Coordenador do colegiado do PPGRHS, Vice-coordenador do curso de graduação em engenharia civil, desenvolvendo pesquisa na área em Hidrologia e coordenando projetos de pesquisa em Hidrologia Urbana e águas urbanas (monitoramento, modelagem e simulação)

Extraído do Lattes

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Antonio, G. B., & Passos das Neves, M. G. F. (2018). FATORES RELEVANTES NA ESTIMAÇÃO DO VALOR DA VAZÃO ESPECÍFICA DE RESTRIÇÃO. ESTUDO DE CASO: BACIA DO RIO REGINALDO EM MACEIÓ-AL. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(2), 110–125. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.27019

Edição

Seção

Artigos Originais