USO DO GEOPROCESSAMENTO COMO AUXÍLIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR LAVA A JATO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.25893

Resumo

A atividade de lavagem de veículos é historicamente considerada potencialmente poluidora, e o uso de geotecnologias é eficiente para auxiliar na identificação dessa poluição. O objetivo desta pesquisa foi estimar, com o auxílio dessa tecnologia, a probabilidade de poluição hídrica de quatro microbacias – MBA, MBB, MBC e MBD –, da Bacia Hidrográfica do rio Mãe do Rio, localizadas na zona urbana do município de Mãe do Rio – PA. O método aplicado foi o dedutivo e a pesquisa, quanto à natureza, foi de caráter descritivo. A análise dos dados obtidos indicou que a presença de 24 lava a jato, presentes no município, aumenta a probabilidade de poluição dos recursos hídricos, pois utiliza substâncias de alto teor tóxico como, por exemplo, o hidróxido de sódio – NaOH, ácido muriático ou clorídrico – HCl, e o ácido fosfórico –H3PO4. A microbacia com maior probabilidade de poluição é a MBD, pois possui 40% de área com cobertura vegetal e concentra nove lava a jato com maior vazão de efluentes (13.401 L/d). Logo, foi constatada a eficácia do uso das geotecnologias como auxiliador para estimar a probabilidade de poluição das microbacias, a partir das curvas de nível que variam com cota mínima de zero a cinco metros, e máxima de 20 a 32 metros, além das cartografias de representação do terreno com setas de direção de fluxo do escoamento superficial, as quais possibilitam a tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Diana Olímpio de Sousa, Universidade do Estado do Pará

Engenheira Ambiental -

Departamento de Engenharia Ambiental

Silvio Santos de Lemos, Hydro mineração

Engenheiro Ambiental

Especialista em goeprocessamento

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Areas de atuação: ecossistemas aquáticos, recuperação de áreas degradadas, biologia ambiental, ciências ambientais aplicada a engenharia ambiental, microbiologia ambiental.

biólogo de formação acadêmica (UFPA), especialista em planejamento e gerenciamento de águas (UFAM), especialista em gestão hídrica e ambienta (UFPA), mestre em ciencias ambientais (UFPA/MPEG/EMBFRAPA). 

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

de Sousa, C. D. O., Lemos, S. S. de, & Junior, A. P. (2018). USO DO GEOPROCESSAMENTO COMO AUXÍLIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR LAVA A JATO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(2), 91–109. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.25893

Edição

Seção

Artigos Originais