AVALIAÇÃO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO GRANDE DO NORTE.

Autores

  • Érica de Souza Bidô Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Joana Darc Freire de Medeiros Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.25530

Resumo

Estudos de vulnerabilidade ambiental vêm se tornando cada vez mais frequentes e abrangem diferentes sistemas ambientais, tais como bacias hidrográficas, sendo uma ferramenta que colabora na identificação e avaliação de impactos ambientais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a vulnerabilidade ambiental na região semiárida, identificando os indicadores que melhor representam a realidade da região. Foram escolhidas as bacias de contribuição dos reservatórios Campo Grande, Cruzeta, Pau dos Ferros e Umari, localizadas em diferentes pontos do Estado do Rio Grande do Norte. Para tal avaliação, foi utilizada a metodologia Vulneragri (FIGUEIRÊDO et al., 2010), a partir da consideração de 13 indicadores divididos nos critérios de exposição, sensibilidade do meio e capacidade de resposta. Verificou-se que todas as bacias apresentaram vulnerabilidade média, não mostrando diferença no resultado por conta da mudança de localização geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Darc Freire de Medeiros, Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Departamento de Engenharia Civil

Área Recursos Hídricos

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Bidô, Érica de S., & Medeiros, J. D. F. de. (2018). AVALIAÇÃO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(2), 79–90. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.25530

Edição

Seção

Artigos Originais