MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DOS CRÉDITOS DE CARBONO: UM ESTUDO DE CASO NA GRANJA PARAÍSO, MINAS GERAIS – BRASIL.

Autores

  • Maria Kalyane Duarte Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • José Abrantes de Sá Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Allan Sarmento Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.24887

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é mensurar e evidenciar os créditos de carbono da suinocultura na Granja Paraíso com base nos modelos quantitativos consagrados na literatura. Esse tema é de grande relevância e deve ser analisado através de modelos matemáticos que considerem as peculiaridades climáticas da região, para que sejam realizadas estimativas precisas com relação à quantidade de créditos de carbono evitadas na atmosfera. Com base neste contexto, foi proposta uma análise comparativa entre os modelos quantitativos selecionados, a fim de verificar a sua eficiência e decidir-se pelo modelo mais eficiente, bem como para que sejam realizadas as evidenciações das receitas geradas a partir da mensuração dos créditos de carbono. Assim, de acordo com os resultados encontrados, percebe-se que as estimativas feitas de tCO2 por ano instigam a necessidade de rever o uso do modelo AMS-III. D, versão 14 em Documento de Concepção do Projeto (DCP), para tratamento de resíduos gerados por suínos na granja analisada, pois o mesmo considera alguns parâmetros que não refletem as condições reais do local. Portanto, os créditos de carbono evidenciados a partir dos modelos considerados apresentaram valores discrepantes, sendo o modelo de Monteiro et al. (2015) mais eficiente a ser utilizado nas propostas de projetos verdes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Abrantes de Sá Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

ALUNO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS SOUSA-PB. PÓS-GRADUANDO EM GESTÃO PÚBLICA E EMPRESARIAL PELA UNIVERIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA EM GESTÃO AMBIENTAL NO SEMIÁRIDO (GAS).

Allan Sarmento Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Professor Doutor Allan Sarmento Vieira da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Monteiro, M. K. D., Sá Neto, J. A. de, & Vieira, A. S. (2018). MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DOS CRÉDITOS DE CARBONO: UM ESTUDO DE CASO NA GRANJA PARAÍSO, MINAS GERAIS – BRASIL. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(2), 45–66. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.24887

Edição

Seção

Artigos Originais