AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS CRÉDITOS DE CARBONO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DA SUINOCULTURA DA EMPRESA BRF- BRASIL FOODS S.A.

Autores

  • Alex Sarmento Vieira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • José Abrantes de Sá Neto Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Raquel Cristina Soares Silveira Sarmento Faculdade Santa Maria – Cajazeiras/PB
  • Allan Sarmento Vieira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.24092

Resumo

A evidenciação e a qualidade das informações contábeis, acrescidas da mensuração dos créditos de carbono, acompanhadas dos seus inventários das emissões de gases do efeito estufa são fatores indispensáveis na consolidação das empresas no mercado. Com base neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi sistematizar um mecanismo quantitativo para contabilizar e evidenciar os créditos de carbono na empresa BRF- Brasil Foods S.A. referente à atividade da suinocultura, com base em notas explicativas publicadas no site da BM&FBOVESPA, entre os anos de 2006 e 2010. A metodologia utilizada foi a AMS-IIID versão 14, aprovada pela Convenção das Nações Unidas para a suinocultura, que permite estimar a quantidade em toneladas de dióxido de carbônico (CO2) em ano. Analisando as notas explicativas da empresa, observou-se que a mesma não adota e nem evidencia uma metodologia que contabilize os créditos de carbono provenientes dos dejetos suínos. Tendo em vista os resultados contabilizados, observou-se que a empresa possui 9229 matrizes suínas que totalizaram 5944 créditos de carbono, podendo gerar uma receita adicional, caso seja negociado pelas Bolsas de Valores. Portanto, neste estudo, é sugerido que a empresa inclua os créditos de carbono no seu Balanço Ambiental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sarmento Vieira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

José Abrantes de Sá Neto, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Raquel Cristina Soares Silveira Sarmento, Faculdade Santa Maria – Cajazeiras/PB

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria – Cajazeiras/PB.

Allan Sarmento Vieira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor Doutor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Vieira, A. S., de Sá Neto, J. A., Silveira Sarmento, R. C. S., & Vieira, A. S. (2018). AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS CRÉDITOS DE CARBONO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DA SUINOCULTURA DA EMPRESA BRF- BRASIL FOODS S.A. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(2), 27–44. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.24092

Edição

Seção

Artigos Originais