AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DOS CRÉDITOS DE CARBONO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DA SUINOCULTURA DA EMPRESA BRF- BRASIL FOODS S.A.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.24092Resumo
A evidenciação e a qualidade das informações contábeis, acrescidas da mensuração dos créditos de carbono, acompanhadas dos seus inventários das emissões de gases do efeito estufa são fatores indispensáveis na consolidação das empresas no mercado. Com base neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi sistematizar um mecanismo quantitativo para contabilizar e evidenciar os créditos de carbono na empresa BRF- Brasil Foods S.A. referente à atividade da suinocultura, com base em notas explicativas publicadas no site da BM&FBOVESPA, entre os anos de 2006 e 2010. A metodologia utilizada foi a AMS-IIID versão 14, aprovada pela Convenção das Nações Unidas para a suinocultura, que permite estimar a quantidade em toneladas de dióxido de carbônico (CO2) em ano. Analisando as notas explicativas da empresa, observou-se que a mesma não adota e nem evidencia uma metodologia que contabilize os créditos de carbono provenientes dos dejetos suínos. Tendo em vista os resultados contabilizados, observou-se que a empresa possui 9229 matrizes suínas que totalizaram 5944 créditos de carbono, podendo gerar uma receita adicional, caso seja negociado pelas Bolsas de Valores. Portanto, neste estudo, é sugerido que a empresa inclua os créditos de carbono no seu Balanço Ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).