IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS: A VULNERABILIDADE DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v6i2.23967Resumo
Os seres humanos sempre exploraram os recursos naturais para sobreviver. Enquanto as populações eram pequenas e as formas de coleta eram mais simples, esse processo ocorria de forma sustentável. Atualmente, ocorre a exploração de forma rápida e intensa, gerando resíduos que impactam o meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo realizar a avaliação do impacto ambiental e social do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (SGRSU) de três municípios do estado do Rio Grande do Sul, determinado o diagnóstico de tais impactos por meio da utilização da ferramenta ACV; além de verificar a integração dos catadores na gestão dos resíduos. A metodologia do trabalho busca diagnosticar a inserção dos catadores nos SGRSU, através de simulações de dados, por meio do programa computacional Umberto NXT LCA, bem como analisar o impacto ambiental de todas as atividades envolvidas no gerenciamento dos resíduos. Quanto ao impacto social, observou-se que todos os municípios apresentam dificuldade no estabelecimento de metas relacionadas à coleta seletiva e à inserção dos catadores informais em cooperativas, fator preponderante para estimular o preconceito, a falta de higiene e insalubridade. Quanto aos impactos ambientais, notou-se que estes ocorrem, principalmente, nas etapas de coleta e disposição final, nos três municípios analisados, sendo que os impactos mais relevantes foram mudanças climáticas, depleção de recursos abióticos e potencial de eutrofização. Estes dados demonstram que o consumo do veículo, sua manutenção, a quantidade de lixo produzido e coletado, a distância percorrida pelos veículos e a eficiência na coleta são fatores que contribuem para alterações dos impactos ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).