AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS POR REATOR UASB SEGUIDO DE FILTRAÇÃO POR MEMBRANAS SUBMERSAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v5i1.21367Resumo
A incorporação da tecnologia de separação por membranas em processos anaeróbios (tal qual o reator UASB) representa uma inovação importante no desenvolvimento da engenharia de tratamento de águas residuárias, principalmente quando se deseja realizar o reúso de água. Esta pesquisa consistiu na avaliação da microfiltração através de membranas submersas, provido de sistema de retrolavagem, durante o tratamento contínuo do efluente de reator UASB operando com esgotos sanitários. As membranas utilizadas foram do tipo fibras-ocas fabricadas com o polímero poli(éter-imida). Como conclusão, os experimentos de longo termo realizados revelaram que a remoção alcançada pela microfiltração do efluente do reator UASB foi de 87% para Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), 84% para Demanda Química de Oxigênio (DQO), 99% para Sólidos em Suspensão Totais (SST) e 2,02 unidades logarítmicas para Coliformes Fecais (CF).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).