QUANTIFICAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO TRANSPORTE DE RESÍDUOS: Estudo de caso da UFBA

Autores

  • Vinicius Nascimento Matos
  • Jamile Oliveira Santos Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA
  • Márcia Mara de Oliveira Marinho Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • José Célio Silveira Andrade Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v5i1.17810

Resumo

Tendo em vista a importância do estudo das mudanças climáticas e a necessidade de enriquecer a bibliografia referente ao assunto, este artigo tem como objetivo analisar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no transporte de resíduos na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, estado da Bahia. A metodologia envolveu a pesquisa de dados referentes ao fluxo de resíduos na instituição em 2014 e a busca de fatores de emissão existentes na literatura. O cálculo das emissões e conversão para tCO2eq foi feito através de uma planilha Excel® e as distâncias percorridas foram obtidas pelo Google Maps®. Com o resultado encontrado de 94,96 tCO2eq e com dados de população e área fornecidos pela Universidade, foi possível traçar indicadores, a fim de tornar esses dados comparáveis com outras universidades brasileiras e do exterior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Nascimento Matos

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal da Bahia.

Jamile Oliveira Santos, Empresa Baiana de Águas e Saneamento - EMBASA

Doutora em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia.

Márcia Mara de Oliveira Marinho, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia - UK, Professora do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

José Célio Silveira Andrade, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós Doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Université Laval - Canada, Professor do Departamento de Administração da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Matos, V. N., Santos, J. O., Marinho, M. M. de O., & Andrade, J. C. S. (2017). QUANTIFICAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NO TRANSPORTE DE RESÍDUOS: Estudo de caso da UFBA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 5(1), 53–65. https://doi.org/10.9771/gesta.v5i1.17810

Edição

Seção

Artigos Originais