USO DE RESÍDUOS DE CERÂMICA VERMELHA PARA O MELHORAMENTO DE CAMADAS DE PAVIMENTOS DE BAIXO TRÁFEGO EM PALMAS-TO

Autores

  • João Paulo Souza Silva Universidade Federal de Goiás
  • Silas Barbosa Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v5i1.17417

Resumo

A atividade humana tem sido um grande motivo de preocupação quando se trata do meio ambiente, principalmente pelos efeitos destrutivos gerados por ela. Nesse âmbito se enquadra a construção civil, a qual se revela como uma atividade humana geradora de resíduos, e é no intuito de minimizar o efeito ambiental da disposição de alguns desses resíduos que se desenvolve o presente trabalho. O material escolhido para a análise é o resíduo de cerâmica vermelha (RCV), proveniente do processo de fabricação de cerâmica vermelha e disposto, em sua maioria, de forma inadequada no meio ambiente. Assim, viu-se a possibilidade de adequar esse resíduo para a função estrutural, especificamente na camada de base de um pavimento. Para a análise e estudo, foram coletadas amostras de solo no município de Palmas-TO, o qual possui inúmeras vias de relevada importância ainda sem pavimentação. As análises das amostras consistiram na mistura de agregado de cerâmica vermelha ao solo coletado, as quais, por sua vez, foram devidamente caracterizadas por meio de ensaios normatizados. A partir da análise comparativa dos resultados das amostras ensaiadas entre si e também com relação ao solo original, observou-se o comportamento das amostras diante de esforços do tráfego. Por fim, conforme resultados obtidos e discutidos, a utilização de resíduos de cerâmica vermelha como agregado na camada de base de pavimento rodoviário no município de Palmas-TO é indicada, principalmente quando analisado o método ISC, obtendo um resultado conforme recomendação do DNIT (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Souza Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Engenharia Civil (Ulbra-TO) e em Tecnologia em Infraestrutura de Vias (IFG), além de Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil-Geotecnia (UnB). Atua principalmente em pesquisas, projetos, construção e manutenção de empreendimentos rodoviários.

  • Já atuou como Professor substituto na Universidade de Brasília, entre 2008 e 2009, no Departamento de Estatística.
  • Atuou como professor titular da Universidade Federal do Tocantins, entre 2011 e 2016, onde desenvolveu atividades como Membro do Comitê do PIBIC/PIVIC/PIBIC-AF/PIBITI, Coordenador do Curso de Engenharia Civil – UFT e Coordenador do Lab. de Mecânica dos Solos.
  • Atualmente é professor Adjunto III do Curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás - UFG, titular das disciplinas de Geotecnia, Projeto de Estradas e Pavimentação.

Possui experiência em projetos de pesquisa como:

  • Materiais alternativos e reciclados para utilização em pavimentação de baixo custo e alto desempenho no Estado do Tocantins
  • Infraestrutura, Educação e Cidadania no Trânsito: Palmas em foco
  • Gestão dos Resíduos Sólidos de construção e demolição: Estudo da situação no município de Palmas-TO
  • Avaliação superficial de pavimentos asfálticos em vias urbanas de Palmas/TO utilizando o método PCI
  • Planejamento, execução e acompanhamento da logística na Pesquisa Nacional Custo Aluno. 

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Silva, J. P. S., & Carvalho, S. B. (2017). USO DE RESÍDUOS DE CERÂMICA VERMELHA PARA O MELHORAMENTO DE CAMADAS DE PAVIMENTOS DE BAIXO TRÁFEGO EM PALMAS-TO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 5(1), 41–52. https://doi.org/10.9771/gesta.v5i1.17417

Edição

Seção

Artigos Originais