O PAPEL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA MINIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA DE ABATE DE ANIMAIS

Autores

  • Anderson Carneiro de Souza Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA)
  • Silvio Roberto Magalhães Orrico Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Severino Soares Agra Filho Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v5i1.17360

Resumo

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne no mundo, com destaque para as indústrias de carne bovina e de frango. Tal atividade, como outras, ocasiona impactos ambientais que devem ser mitigados, sendo passível de licenciamento ambiental. Portanto, o objetivo desta pesquisa é avaliar o consumo de energia para o abate de animais, de acordo com dados do licenciamento ambiental do estado da Bahia e relacioná-los com os valores de “benchmarking” ou os resultados mais favoráveis praticados por esse setor. Foram utilizados dados secundários de consumo de energia de 25 empreendimentos licenciados pelo INEMA, no período de 2006 a 2012, contidos em documentos do processo de Licenciamento Ambiental, fornecidos pelas empresas para obtenção da licença ambiental. Os resultados de consumo de energia observados estão bastante aquém dos valores de referência praticados em outros países. Portanto, pode-se inferir que a análise do consumo não é considerada no mérito da apreciação do licenciamento ambiental, que se restringe apenas às medidas de controle e desconsidera a relevância preventiva de se buscar a ecoeficiência energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Carneiro de Souza, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA)

Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2015), Engenheiro Químico graduado pela Universidade Federal de Sergipe (1999), Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA)

Silvio Roberto Magalhães Orrico, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2003) e Mestre em Poluição e Controle Ambiental pela University Manchester Institute of Science and Technology (1991), professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Severino Soares Agra Filho, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Economia Aplicada Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Mestre em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica (1977). Professor associado da UFBA no curso de engenharia ambiental e dos programas de pós-graduação.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Souza, A. C. de, Orrico, S. R. M., & Agra Filho, S. S. (2017). O PAPEL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA MINIMIZAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA DE ABATE DE ANIMAIS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 5(1), 13–25. https://doi.org/10.9771/gesta.v5i1.17360

Edição

Seção

Artigos Originais