ANÁLISE DOS ENTRAVES À GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Viviana Maria Zanta DEA/EP/UFBA
  • Carina Carvalho de Araújo Oliveira
  • Luciano Matos Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.16295

Resumo

A gestão sustentável de Resíduos de Tecnologia da Informação (RTI) em Instituições de Ensino Superior (IES) deve ser pautada na minimização da geração dos resíduos na fonte e na valorização dos mesmos. Neste trabalho, analisaram-se os entraves existentes, por meio de estudo de caso exploratório, descritivo e propositivo, na gestão de RTI praticada pela Universidade Federal da Bahia. Alguns dos principais entraves identificados referem-se às exigências legais para os procedimentos de desfazimento do RTI, as quais dificultam a minimização da geração de tais resíduos e a sua destinação final adequada; à falta de procedimentos visando à reutilização por doação, considerando o princípio da responsabilidade compartilhada; ao não atendimento dos requisitos legais por parte das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), os quais impedem a doação; e aos poucos requisitos ambientais exigidos nos processos de compra de equipamentos de Tecnologia da Informação. No entanto, observa-se que com investimentos em planejamento, controle e educação a maior parte desses entraves pode ser superada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviana Maria Zanta, DEA/EP/UFBA

Possui graduação em Engenharia Civil / enfase Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Engenharia, Hidráulica e Saneamento, pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1997). Fêz pós-doutorado sobre o Tema Resíduos Sólidos pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é Professora Associada d do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da  Universidade Federal da Bahia.  Foi coordenadora  do Programa de Mestrado em Meio Ambiente, Aguas e Saneamento no periodo de 2009 a 2012. É lìder do Grupo de Residuos Sólidos e Efluentes  do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia.Atualmente, orienta no programa de doutorado Interinstitucional do programa de pós graduação em Arquitetura da UFBA. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e tecnologias de resíduos sólidos.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Zanta, V. M., Oliveira, C. C. de A., & Queiroz, L. M. (2016). ANÁLISE DOS ENTRAVES À GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 4(2), 232–251. https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.16295

Edição

Seção

Artigos Originais