ANÁLISE DOS ENTRAVES À GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.16295Resumo
A gestão sustentável de Resíduos de Tecnologia da Informação (RTI) em Instituições de Ensino Superior (IES) deve ser pautada na minimização da geração dos resíduos na fonte e na valorização dos mesmos. Neste trabalho, analisaram-se os entraves existentes, por meio de estudo de caso exploratório, descritivo e propositivo, na gestão de RTI praticada pela Universidade Federal da Bahia. Alguns dos principais entraves identificados referem-se às exigências legais para os procedimentos de desfazimento do RTI, as quais dificultam a minimização da geração de tais resíduos e a sua destinação final adequada; à falta de procedimentos visando à reutilização por doação, considerando o princípio da responsabilidade compartilhada; ao não atendimento dos requisitos legais por parte das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), os quais impedem a doação; e aos poucos requisitos ambientais exigidos nos processos de compra de equipamentos de Tecnologia da Informação. No entanto, observa-se que com investimentos em planejamento, controle e educação a maior parte desses entraves pode ser superada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).