VARIABILIDADE E CAUSAS NA GERAÇÃO DE VAZÃO EM BACIAS URBANAS: ESTUDO DE CASO DO RIACHO DO SAPO, MACEIÓ-AL

Autores

  • Altair Maciel de Barros
  • Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves Universidade Federal de Alagoas
  • Diogo Carlos Henrique

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.15636

Resumo

Este artigo mostra como a oscilação das características físicas e da distribuição do uso e ocupação do solo influencia na variabilidade da magnitude da alteração da geração de escoamento em áreas urbanas. Em uma bacia hidrográfica da cidade de Maceió-AL (2,1 km2), foram definidos dois cenários, a partir de imagens históricas (setembro de 2002 e novembro de 2010), e observados, detalhadamente, o uso e a ocupação do solo nas 18 sub-bacias nas quais a bacia foi dividida. Foram avaliadas, de forma distribuída, as mudanças da fração de área impermeável e do parâmetro Curve Number (CN) do método do Soil Conservation Service (SCS) e, depois, a partir de simulação hidrológica, do percentual do volume escoado e da vazão de pico. A partir dos resultados, foi possível concluir que o uso de um modelo concentrado de forma distribuída por sub-bacias, aliado a um conhecimento detalhado da mesma e de imagens históricas evidenciam as magnitudes da alteração das variáveis envolvidas e apontam características físicas e os prováveis causadores dessa mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH). Tem experiência na área de Recursos Hídricos, Hidrologia Urbana. Atualmente é Professor Adjunto 4 da UFAL: engenharia civil, engenharia ambiental e sanitária, engenharia química, engenharia de petróleo e pós-graduação em recursos hídricos e saneamento (PPGRHS). É Coordenador do colegiado do PPGRHS, Vice-coordenador do curso de graduação em engenharia civil, desenvolvendo pesquisa na área em Hidrologia e coordenando projetos de pesquisa em Hidrologia Urbana e águas urbanas (monitoramento, modelagem e simulação)

Extraído do Lattes

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Barros, A. M. de, Passos das Neves, M. G. F., & Henrique, D. C. (2016). VARIABILIDADE E CAUSAS NA GERAÇÃO DE VAZÃO EM BACIAS URBANAS: ESTUDO DE CASO DO RIACHO DO SAPO, MACEIÓ-AL. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 4(2), 220–231. https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.15636

Edição

Seção

Artigos Originais