ANÁLISE MULTITEMPORAL DA SUPRESSÃO VEGETAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA-PARÁ

Autores

  • Antonio Pereira Junior Universidade do Estado do Pará
  • Alberto Marinho dos Santos Universidade do Estado do Pará Departamento de Engenharia Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.15376

Resumo

A Amazônia Legal Brasileira é considerada a região mais rica em biodiversidade do mundo, todavia, é impactada de maneira negativa pelo desflorestamento em massa, realizado de maneira indiscriminada e ilegal. Com isso, esse fenômeno deve ser monitorado, a fim de serem tomadas as providências cabíveis com vistas a combatê-lo. Dessa feita, o objetivo deste estudo é analisar, em escala multitemporal, as alterações na biomassa vegetal do município de Xinguara (PA), a partir do confronto de dois tipos de dados: aqueles obtidos pela quantificação do desflorestamento com uso do processamento digital de imagens de sensoriamento remoto, para os períodos de 1985, 1990, 1995, 2000, 2005 e 2010; e aqueles levantados a partir de revisão de literatura sobre a dinâmica do desflorestamento na Amazônia brasileira. A metodologia concernente à quantificação do desflorestamento foi feita a partir do processamento digital de imagens, que se subdividiu em etapas distintas, a saber: composição colorida; georreferenciamento, classificação supervisionada de imagens, conversão de pixels, e cálculo das áreas desflorestadas feito por meio da calculadora geométrica do software Esri ArcGis 10.1. Os resultados mostraram que, entre 1985 e 2005, o desflorestamento em Xinguara cresceu de forma linear, sendo que, em 1985, a área desflorestada correspondia a 28,81% do território municipal e, em 2005, a 77,64%. De 2005 a 2010 houve redução para 64,21% do território municipal. Concluiu-se que as bases para os índices de desflorestamento alcançados no município foram reflexo dos momentos econômicos ocorridos no Brasil, da inaplicabilidade da legislação ambiental brasileira, bem como das atividades que baseiam a economia Xinguarense: extração de madeira, agricultura e, principalmente, pecuária bovina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Pereira Junior, Universidade do Estado do Pará

Departamento de Engenharia Ambiental.

Areas de atuação: ecossistemas aquáticos, recuperação de áreas degradadas, biologia ambiental, ciências ambientais aplicada a engenharia ambiental, microbiologia ambiental.

biólogo de formação acadêmica (UFPA), especialista em planejamento e gerenciamento de águas (UFAM), especialista em gestão hídrica e ambienta (UFPA), mestre em ciencias ambientais (UFPA/MPEG/EMBFRAPA). 

Alberto Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Pará Departamento de Engenharia Ambiental

Concluinte do Curso de Engenharia Ambiental em 2015

Atua com mensuração de áreas desflorestadas com o uso de ferramentas como Arqgiz.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Junior, A. P., & Santos, A. M. dos. (2016). ANÁLISE MULTITEMPORAL DA SUPRESSÃO VEGETAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA-PARÁ. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 4(2), 260–277. https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.15376

Edição

Seção

Artigos Originais