INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM POÇOS FREÁTICOS AO NORTE DO RECÔNCAVO DA BAHIA, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.15189Resumo
O norte do Recôncavo baiano abriga intensa atividade de petróleo. O objetivo deste trabalho foi verificar a presença dos 16 Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) considerados poluentes prioritários pela Environmental Protection Agency (EPA), em amostras de água de 12 poços freáticos de uso individual e coletivo dos municípios de São Francisco do Conde e Candeias, Bahia, Brasil. Após extração líquido-líquido, os HPAs foram determinados por CG-MS (Método 8270- EPA). Dos poços estudados, apenas um, localizado no município de Candeias, apresentou cinco HPAs em níveis acima dos padrões de qualidade para consumo humano estabelecidos pela Resolução Conama 396/2008: benzo(a)pireno, benzo(b)fluoranteno, benzo(k)fluoranteno, dibenzoantraceno e indeno(1,2,3)pireno, com concentrações médias encontradas de 0,14 μg.L-1, 0,15 μg.L-1, 0,17 μg.L-1, 0,08 μg.L-1, 0,13 μg.L-1, respectivamente. Considerando-se que os HPAs encontrados são carcinogênicos e mutagênicos, e que existem mais de 80 poços de uso individual e coletivo identificados nos municípios estudados, recomenda-se um estudo mais amplo, envolvendo todos os poços, para que medidas adequadas de gestão sejam adotadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).