COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES BASES ALTIMÉTRICAS PARA DELIMITAÇÃO DE BACIAS E EXTRAÇÃO DE DRENAGENS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.14992Resumo
Produtos cartográficos como as imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), imagens TOPODATA e os mapas do IPECE possuem uma gama de informações para subsidiar estudos e projetos de engenharia. Nesse sentido, este trabalho objetiva comparar as informações referentes à altimetria presente nas bases cartográfica pré-existentes do SRTM, TOPODATA e IPECE e fornecer informações que auxiliem na tomada de decisão acerca dos projetos de engenharia. As informações foram aplicadas ao município de Caucaia-Ceará. Utilizou-se o Software ArcGIS para realizar as operações espaciais necessárias, a fim de alcançar os objetivos do estudo, gerando-se os modelos digitais de elevação (MDE), para as bacias hidrográficas e as drenagens existentes no município. Observou-se que os dados resultantes nas três bases cartográficas são muitos semelhantes para geração e espacialização das áreas das bacias. Já para as drenagens, percebeu-se que existe uma discrepância quanto à concordância espacial dos dados gerados, bem como no que se refere à geração das extensões das drenagens. Concluiu-se que os dados das três bases cartográficas fornecem medidas bastante semelhantes para representar o terreno da área em estudo, o que possibilita o uso de qualquer uma das bases para estudos preliminares, anteprojetos e pré-projetos, mesmo com escala de obtenção distinta para cada base.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-14
Como Citar
Ribeiro, A. J. A., Rodrigues Rosa, M. E., & Reis, G. de A. (2016). COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES BASES ALTIMÉTRICAS PARA DELIMITAÇÃO DE BACIAS E EXTRAÇÃO DE DRENAGENS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 4(2), 193–206. https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.14992
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).