INCERTEZAS NA REPRESENTAÇÃO DA SALUBRIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DE INDICADORES OBTIDOS COM BASE EM DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÃO. ESTUDO DE CASO: BACIA DO RIACHO REGINALDO EM MACEIÓ, ALAGOAS

Autores

  • José Aparecido da Silva Gama IFAL
  • Geiza Thamirys Correia Gomes Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas
  • Vladimir Caramori Borges de Souza Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.14298

Resumo

Indicadores têm sido utilizados para representar a qualidade e abrangência na prestação de serviços de saneamento básico. Entretanto, diferentes fontes de informação abordam de forma distinta cada um dos componentes do saneamento. O IBGE, por exemplo, mostra como os usuários acessam (ou usam) determinado serviço, enquanto o prestador do serviço traz sua abrangência e disponibilidade. Assim, a disponibilidade de determinado serviço de saneamento (abastecimento de água, por exemplo) não garante que todos os usuários fazem uso (ou se beneficiam) dele e da mesma forma. Com este trabalho, apresenta-se uma metodologia para composição de um Indicador de Salubridade Ambiental (ISA/Maceió), considerando informações relacionadas à prestação de serviços de saneamento básico provenientes de duas fontes: IBGE (censo 2010) e prestadores municipais de serviços de saneamento. O trabalho resultou em: (i) adaptação de metodologias existentes de cálculo do ISA, considerando informações locais disponíveis; (ii) a composição e (iii) o mapeamento do ISA. A metodologia foi aplicada em estudo de caso na bacia do riacho Reginaldo em Maceió/AL, e os resultados mostraram que a fonte de informação utilizada pode gerar distorções importantes de interpretação do ISA. De maneira geral, a bacia estudada apresenta grande variação nas condições de salubridade ambiental, com setores censitários variando de condição de salubridade muito baixa a alta, considerando a realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geiza Thamirys Correia Gomes, Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas

Possui curso técnico-profissionalizante em Infraestrutura Urbana pelo Instituto Federal de Alagoas (2008). É estudante de Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas.

Vladimir Caramori Borges de Souza, Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas

Vladimir Caramori Borges de Souza possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Em 2012/2013 realizou estágio pós-doutoral na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). É professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (biênio 2014-2015).

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Gama, J. A. da S., Gomes, G. T. C., & Souza, V. C. B. de. (2016). INCERTEZAS NA REPRESENTAÇÃO DA SALUBRIDADE AMBIENTAL ATRAVÉS DE INDICADORES OBTIDOS COM BASE EM DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÃO. ESTUDO DE CASO: BACIA DO RIACHO REGINALDO EM MACEIÓ, ALAGOAS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 4(2), 141–154. https://doi.org/10.9771/gesta.v4i2.14298

Edição

Seção

Artigos Originais