AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS: USANDO ANÁLISES MOLECULARES

Autores

  • Loislene Oliveira Brito UEFS
  • Lafayette Dantas da Luz UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v3i2.13856

Resumo

Os ambientes aquáticos têm sofrido com o aporte continuado de compostos químicos que afetam as relações ecológicas de várias formas. Para se conhecer o quão é afetado o ecossistema, são necessários programas de monitoramento mais completos, contínuos e com a utilização de biomarcadores moleculares. Este trabalho objetiva auxiliar na escolha de bioindicadores para análises ambientais de corpos d´água, e estimular o uso de procedimentos moleculares (biomarcadores). Os testes moleculares são importantes para verificar o nível clastogênico de compostos químicos sobre o material genético dos indivíduos. Aqui são apresentados dois testes muito utilizados: o teste de Micronúcleo (MN), já estabelecido e adaptado aos organismos aquáticos, detecta pequenos núcleos, ao lado do principal, resultado de quebras dos cromossomos. E o teste de cometa, mais recentemente consolidado, é capaz de detectar fragmentações do DNA imperceptíveis ao teste de MN. Ambos os testes são rápidos e práticos de serem executados e de baixo custo, com ótimos resultados em espécies nativas. Com a retomada da necessidade de uma visão mais unificada dos processos ambientais, torna-se necessário a utilização de ferramentas que permitam uma visão holística do efeito dos compostos químicos no ambiente e, para isso, os testes moleculares são armas poderosas de monitoramento quando utilizados juntamente com as análises tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loislene Oliveira Brito, UEFS

Doutor em Biologia Celular e Molecular e Agentes Patogênicos-FMRP/USP. Professora do Departamento de Ciências Biológicas/UEFS.

 

Lafayette Dantas da Luz, UFBA

Doutor em Engenharia Ambiental/Cornell University-EUA. Prof. do departamento de Engenharia Sanitária Ambiental/UFBA.

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Brito, L. O., & Luz, L. D. da. (2015). AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS: USANDO ANÁLISES MOLECULARES. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 3(2), 076–090. https://doi.org/10.9771/gesta.v3i2.13856

Edição

Seção

Artigos de Revisão de Literatura