A contribuição do licenciamento ambiental na gestão de qualidade do ar: estudo de caso - município de Candeias-BA.

Autores

  • Kátia Góes Macêdo de Oliveira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.11980

Resumo

A Poluição Atmosférica é um assunto bastante discutido e evidenciado nos meios científicos, devido a sua inter-relação direta com o ecossistema e qualidade de saúde. Entretanto é indiscutível a importância das emissões das Fontes Fixas na Gestão de Qualidade do Ar de uma região, bem como a efetividade do papel dos órgãos governamentais quando exercem o Licenciamento Ambiental de um empreendimento.
Este trabalho analisou o papel do licenciamento de fontes fixas e sua contribuição na gestão de qualidade do ar.
O presente trabalho aponta um pequeno horizonte sobre o tema, através do estudo de caso no município de Candeias, no estado da Bahia. As principais lacunas identificadas foram: a) inexistência de um cadastro das fontes fixas existentes na região bem como de um Inventário de emissões atmosféricas destas fontes do município; b) falta de estudos meteorológicos mais abrangentes e integrados da região; c) ausência de treinamento dos técnicos dos órgãos ambientais sobre as demandas nesta área; d) falta de procedimentos definidos pelos órgãos ambientais em relação aos conteúdos mínimos que devem constar no cumprimento das condicionantes, principalmente relacionadas ao monitoramento de gases; e) não existência de um programa de monitoramento contínuo dos órgãos ambientais na região f) o não compartilhamento entre as empresas e órgãos ambientais das informações referentes ao monitoramento dos poluentes e os estudos de dispersão atmosférica, e finalmente, g) o licenciamento ambiental é realizado sob atendimento de condicionantes ambientais, de modo pontual, sem avaliação da qualidade de ar de uma maneira regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Góes Macêdo de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Engenharia Ambiental.

Áreas: hidrologia, hidráulica, recursos hídricos, modelagem hidrológica, ecohidrologia.

Downloads

Como Citar

Oliveira, K. G. M. de. (2014). A contribuição do licenciamento ambiental na gestão de qualidade do ar: estudo de caso - município de Candeias-BA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(1). https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.11980

Edição

Seção

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO