Indicadores de desempenho para a cadeia reversa do reuso de computadores pós-consumo: Estudo de caso do projeto computadores para inclusão
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.11975Resumo
A presente pesquisa buscou propor um conjunto de indicadores que aferisse os desempenhos ambiental, social, econômico e técnico para a cadeia reversa do reuso de computadores pós-consumo no âmbito do Projeto Computadores para Inclusão. O projeto tem como atividade a captação de computadores pós-consumo para o recondicionamento em centros de recondicionamento de computadores (CRCs) e sua posterior doação destes equipamentos a instituições beneficentes e educacionais. O recondicionamento destas máquinas é feito por jovens em formação técnica em manutenção de microcomputadores. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu inicialmente com a construção de um referencial teórico que situasse o grau de interação entre as áreas de informática e meio ambiente. Na falta de indicadores específicos para este processo, foram levantados indicadores de áreas correlatas à de reuso de computadores. O conhecimento obtido nesta etapa foi acrescido às informações obtidas na coleta de dados em campo junto aos atores do projeto. A coleta de dados contou com a participação de instituições doadoras de computadores para o projeto, instituições beneficiadas pelo projeto, coordenação nacional do projeto e os CRCs. Após a construção do conjunto de indicadores, este foi submetido à consulta dos CRCs e da coordenação nacional. Concluiu-se que os indicadores de desempenho social obtiveram maior aceitação entre os respondentes e os indicadores de desempenho ambiental obtiveram a menor aceitação entre os respondentes. Os indicadores de desempenho econômico e técnico não alcançaram consenso ou alta pontuação nos critérios estabelecidos. O grupo de indicadores finais foi: Indicador de qualidade do relacionamento entre o CRC e a instituição beneficiada, Indicador de inserção dos jovens egressos no ensino superior ou técnico, Indicador de absorção dos jovens egressos no mercado de trabalho, Indicador de gestão de riscos, Indicador de qualificação do pessoal do CRC, Indicador de evolução da captação decomputadores pós-consumo, Indicador de uso da energia elétrica, Indicador de duração da segunda vida útil e Indicador de valor técnico. Foram identificadas oportunidades e fragilidades do projeto e foram realizadas recomendações para o mesmo baseados na caracterização da cadeia reversa e nos resultados da consulta de indicadores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Novaes, M. P. de. (2014). Indicadores de desempenho para a cadeia reversa do reuso de computadores pós-consumo: Estudo de caso do projeto computadores para inclusão. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(1). https://doi.org/10.9771/gesta.v2i1.11975
Edição
Seção
RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).