Redes sociais enquanto nova ágora?
Comunicação digital, polarização e os códigos de comportamento urbanos e virtuais
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v18i1.48860Palavras-chave:
comunicação digital, polarização, espaço público, corpo, diferençaResumo
Apesar dos inegáveis benefícios que a comunicação digital nos trouxe, o presente artigo tem por foco discutir sobre o entendimento das redes sociais como a nova ágora, problematizando a compreensão dessas redes como sinônimo perfeito de domínio público. Ao longo do texto, abordamos alguns códigos de comportamento urbano que foram se conformando nos últimos séculos e, posteriormente, como a internet e as redes sociais surgem dentro desse contexto (por vezes reforçando alguns códigos, por vezes inventando novos). Entende-se, neste artigo, que a própria estrutura e o modo como as redes sociais são desenhadas atualmente podem servir como reforço às polarizações que vivemos em nosso tempo, influenciando o conteúdo a que temos acesso, o modo como entendemos o que é dito e, consequentemente, o modo como enxergamos aquele que teima em permanecer outro. Juntamente com essa discussão, trazemos a relevância do espaço público neste debate, além da necessidade de se permanecer em contato com aquilo que é outro e estranho, procurando sempre uma permeabilidade entre as diferenças.
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