Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.44572Palavras-chave:
Logística, Covid-19, BrasilResumo
O progresso técnico e sua difusão pelo território materializa-se na criação de novas redes, sejam elas de transportes, comunicação, distribuição etc. Produto da divisão social, territorial e internacional do trabalho, as redes estruturam e reestruturam as interações entre os indivíduos e o espaço constantemente. Nesse contexto, emerge o e-commerce como uma nova ferramenta de comercialização, marketing e distribuição de mercadorias. O objetivo deste artigo é demonstrar o processo de desenvolvimento do e-commerce no Brasil, bem como a relação dele com os serviços logísticos. Para que o e-commerce pudesse, de fato, difundir-se pelo território brasileiro foi necessário que, além das claras seguranças econômica e jurídica, houvesse um razoável aparato de redes e objetos técnicos. No entanto, não só o avanço das redes de comunicação e da melhoria do aparato técnico da população explicam a expansão do comércio eletrônico no Brasil, mas também questões conjunturais advindas das necessidades objetivas, como o caso do impulso dado ao e-commerce pela pandemia do Covid-19. Neste artigo sustentamos o argumento que o estudo da expansão do e-commerce no Brasil pode ser analisado a partir de três eventos: a expansão e a popularização das redes de internet, a difusão do uso de smartphones e os impactos da pandemia do Covid-19.
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