Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1.5 entre linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

A revista GeoTextos não cobra dos autores quaisquer taxas referentes à submissão de artigo para publicação.

De igual modo a revista GeoTextos não cobra dos autores quaisquer taxas referentes ao processamento de artigo (APC).

ATENÇÃO PARA AS OBSERVAÇÕES ABAIXO ANTES DE INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO:

- O tempo médio de avaliação é de dois a três meses;

- A revista recebe submissões em fluxo contínuo durante todo o ano;

- A partir de 2014, por decisão da Comissão Editorial, a revista não aceita submissões de artigos assinados por mais de três autores;

- A coautoria pressupõe participação direta em todas as etapas de realização do trabalho submetido. Orientações e/ou leituras críticas não justificam a condição de coautoria. Em especial, trabalhos resultantes de dissertação de mestrado ou tese de doutorado são entendidos pela comissão editorial como autorais, não se justificando coautoria do/a orientador/a nestes casos. Em caso de dúvida, a comissão editorial poderá solicitar uma carta com assinatura de todos os autores declarando efetiva participação em todo processo de realização do trabalho submetido;

- Artigos de graduandos só poderão ser submetidos em coautoria com o/a professor/a orientador/a e se forem resultado de pesquisas de conclusão de curso ou Iniciação Científica concluídas ou em estágio avançado de execução;

- Os textos serão avaliados pelos membros do Conselho Editorial de GeoTextos (ver expediente), reservando-se a Comissão Editorial o direito de aprovar totalmente, aprovar com ressalvas ou recusar os artigos submetidos para publicação. No caso de aprovação com ressalvas os textos serão devolvidos aos autores para reelaboração, de acordo com as sugestões e observações dos referees;

- Os textos submetidos serão avaliados por no mínimo dois pareceristas em avaliação cega;

- O Conselho Editorial e a Comissão Editorial decidirão quais artigos terão a possibilidade de publicação, considerando-se para tanto a consistência teórica e pertinência do tema diante da linha editorial. Será dada preferência à divulgação de resultados de pesquisas concluídas;

- Os textos assinados serão de inteira responsabilidade dos autores e não haverá alteração de seu conteúdo sem prévia autorização;

- A revista não aceita resubmissão de artigos recusados pela Comissão Editorial e para os quais não foi sugerida reelaboração;

- Pesquisadores interessados devem submeter os originais dos textos eletronicamente, se cadastrando no sistema SEER-UFBA, no endereço: www.geotextos.ufba.br

Os textos devem seguir as orientações abaixo:

* Devem ser digitados no processador Microsoft Word, sem formatação dos parágrafos, com espaçamento 1.5 entre linhas, letra Times New Roman corpo 12, margens normais (sup. e inf. 2,5cm; esq. e dir. 3cm) e, no máximo, 20 páginas tamanho A4.

* Além do texto principal, deverão ser encaminhados Resumo e Abstract (ou Resumé), que deverão constar no documento logo abaixo do título, com 200 palavras no máximo, em um só parágrafo. Título em inglês ou francês, Palavras-chave (até 5) em português, inglês (Key-words) ou francês (Mots-clé). Não usar tradutor automático. Recomenda-se passar por revisão de profissional especializado.

* O título deve ser digitado em maiúsculas, separado do subtítulo por dois pontos (:), quando houver.

* Tabelas, figuras, gráficos e fotografias, além de inseridos no texto, devem ser encaminhadas em arquivos separados com extensão .DOC, .CDR, .TIF, ou .JPG (com no mínimo 300 dpi).

* De acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (SILVA, 1995, p.43) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p.43). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (SILVA, 1995a, p.35).

* As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023:2000 da ABNT, como os exemplos abaixo:

Livro

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.

Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v. ?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. ? f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

Evento

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

* As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

A revista GeoTextos compromete-se com o comportamento ético em todas as etapas do processo editorial. Práticas de plágio, difamação, violação de direitos autorais não serão permitidos.

O Conselho Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito de avaliadores, de autores e das instituições envolvidas no processo editorial.

Comprometemo-nos com os princípios éticos do COPE (Committee on Publication Ethics) descritos em http://publicationethics.org/. O COPE busca  educar e apoiar editores e envolvidos na ética das publicações com o objetivo de mudar a cultura da publicação de modo que as práticas éticas se tornem parte integrante da cultura editorial. Sua abordagem aposta firmemente na direção de influenciar o debate sobre ética nas publicações na comunidade em geral, através da educação, de recursos e de apoio para seus membros.