Sobre a Revista

Foco e Escopo

GeoTextos é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, que busca dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas, no Brasil e no Exterior, nesta área do conhecimento. A revista está aberta contribuições de pesquisadores de outras instituições de pesquisa (ver regras para envio de artigos), dando prioridade à publicação de resultados de pesquisas concluídas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à revista são encaminhados para avaliação cega de, no mínimo, dois pareceristas, membros da Comissão ou do Conselho Editorial, além de consultores externos.

A revista mantém política de controle/combate de/ao plágio, antes de encaminhamento dos textos submetidos para avaliação. A comissão editorial checa as submissões antes de encaminhá-las para o processo de avaliação através de alguns serviços gratuitos de detecção de plágio online (especialmente AntiPlagiarist e The Plagiarism Checker).

Durante todo o processo de avaliação os autores podem entrar em contato com a equipe editorial para solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o processo de avaliação de seus manuscritos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista GeoTextos não cobra dos autores quaisquer taxas referentes à submissão de artigo para publicação. De igual modo a revista GeoTextos não cobra dos autores quaisquer taxas referentes ao processamento de artigo (APC). 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. O Programa LOCKSS, baseado na Stanford Libraries, fornece serviços e tecnologias de código aberto para preservação digital segura, de alta confiança e resiliência.

O Open Journal Systems é compatível com o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir a preservação segura e permanente dos artigos publicados em GeoTextos. O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) assegura o arquivamento seguro e permanente do cache da revista, é suportado pelo OJS.

LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

Expediente

Editor Responsável Angelo Serpa (UFBA)

Comissão Editorial

Alisson Duarte Diniz (UFBA)

Antônio Puentes Torres (UFBA)

Barbara Christine Nentwig-Silva (UFBA/UCSAL)

Catherine Prost (UFBA)

Creuza Lage (UFBA)

Emanuel Fernando Reis de Jesus (UFBA)

in memorian Guiomar Germani (UFBA)

Maria Auxiliadora da Silva (UFBA)

Neyde Maria Santos Gonçalves (UFBA)

Pedro Vasconcelos (UFBA/UCSAL)

Sylvio Bandeira de Mello e Silva

(UFBA/UCSAL) in memorian

Conselho Editorial

Ana Fani Alessandri Carlos (USP)

André Luiz Nascente Coelho (UFES)

André Nunes de Sousa (IFBA)

Arlete Moyses Rodrigues (UNICAMP)

Christian Dennys Monteiro de Oliveira (UFC)

Cicilian Löwen Sahr (UEPG)

Clarice Cassab (UFJF)

Denise Elias (UECE)

Dirce Suertegaray (UFRGS)

Doralice Satyro Maia (UFPB)

Eberhard Rothfuss (Univ. Passau)

Eustógio Dantas (UFC)

Francine Deloisy-Barthe

(Univ. Jules-Verne-Picardie)

Francisco Mendonça (UFPR)

Gervásio Neves (UFRGS)

Hervé Thery (CNRS/USP)

Jan Bitoun (UFPE)

Kelly Bessa (UFT)

Leila Dias (UFSC)

Lúcia Gerardi (UNESP-RC)

Luiz Cruz Lima (UECE)

Manoel Fernandes de Sousa Neto (USP)

Maria Adélia Souza (USP)

Maria Ângela Faggin P. Leite (USP)

Maria Elisa Zanella (UFC)

Maria Encarnação Beltrão Spósito (UNESP-PP)

Maria Geralda de Almeida (UFG)

Maria Mónica Arroyo (USP)

Paul Claval (Univ. Paris IV)

Sylvio Fausto Gil (UFPR)

Tadeu Alencar Arrais (UFG)

Vera Alves França (UFS)

Veronika Deffner (Univ. Aachen)

Zeny Rosendahl (UERJ)

Fontes de Apoio

A GeoTextos agradece o apoio da Editora da Universidade Federal da Bahia para sua editoração/publicação e à UFBA pela parceria com o CrossRef para atribuição de DOI aos artigos publicados.