SOCIAL MEDIA AS THE NEW AGORA?: DIGITAL COMMUNICATION, POLARIZATION AND THE CODES OF URBAN AND VIRTUAL BEHAVIOR
Comunicação digital, polarização e os códigos de comportamento urbanos e virtuais
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v18i1.48860Keywords:
digital communication, polarization, public space, body, differenceAbstract
Despite the undeniable benefits that digital communication has brought to us, this article focuses on discussing the understanding of social media as the new agora, problematizing the conception of these networks as a perfect synonym of public domain. Along the text, we discuss some codes of urban behavior that were being
conformed in the last centuries and, later, how the internet and social networks appear within this context (sometimes reinforcing some codes, sometimes inventing new ones). In this article, it is understood that the structure and the way that social media are currently designed can serve to reinforce the polarizations we live in our time, influencing the content we access, the way we understand what is said and, consequently, the way we see the one who insists to remain other. Together with this discussion, we bring the relevance of the public space in this debate, as well as the need to remain in contact with that which is other and strange, always seeking a permeability between differences.
Downloads
References
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009a.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009b.
BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2009c.
BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Isto não é um diário. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Retropia. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2017.
BAUMAN, Zygmunt; DONKIS, Leonidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2014.
BORJA, Jordi. La ciudad conquistada. Madrid: Alianza Editorial, 2003.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana. CEBRAP: Revista Novos Estudos, n. 47, 1997.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
HAN, Byung-Chul. Sociedade paliativa: a dor hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2021.
HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Petrópolis: Editora Vozes, 2022.
KUNDERA, Milan. A imortalidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
OPREA, Silviu; MAGDY, Walid. The Effect of Sociocultural Variables on Sarcasm Communication Online, v. 1, n. 1. Abril 2020.
SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015.
SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014b.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Rio de Janeiro: Record, 2014a.
SENNETT, Richard. Construir e habitar: ética para uma cidade aberta. Rio de Janeiro: Record, 2018.
SERPA, Angelo. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Editora Contexto, 2007.
SERPA, Angelo. Fenomenologia da distância (e de suas contradições) em tempos de pandemia. Espaço e Cultura, n. 49, p. 143-155, jan.-jun. 2021.
STAVRIDES, Stavros. Hacia la ciudad de umbrales. Madrid: Ediciones Akal, 2016.
VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara de. Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão. In: BALBIM, Renato; KRAUSE, Cleandro; LINKE, Clarisse Cunha (Org.). Cidade e movimento. Brasília: IPEA; ITDP, 2016. p. 57-79.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).