O transporte rodoviário interestadual de passageiros na rede urbana da região Sul: uma análise das cidades pequenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.43816

Palavras-chave:

Rede urbana, Formação socioespacial, Circulação de passageiros, Transporte rodoviário interestadual, Região Sul

Resumo

O transporte rodoviário de passageiros no Brasil cumpre importante função social enquanto serviço público ao propiciar um conjunto amplo de deslocamentos de pessoas, cargas e informações por grande parte dos estados e regiões brasileiras. Trata-se de uma atividade econômica importante para o território nacional, pois revela uma variedade de interações espaciais que abrangem a complexa rede urbana do país. A flexibilidade do ônibus rodoviário e a capilaridade do serviço são centrais para o atendimento a cidades de portes variados, pois permite a conexão entre centros urbanos com menos de cinco mil habitantes até a conexão entre metrópoles como Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Este artigo debaterá tais deslocamentos de pessoas pelo modal rodoviário a partir da análise que contemplará as cidades pequenas na região Sul do Brasil, tendo a formação socioespacial como base para o entendimento das dinâmicas atinentes ao recorte e de suas articulações com a divisão territorial do trabalho. Neste contexto, se destaca a importância das ligações rodoviárias de longa distância que contemplam dezenas de cidades em seus percursos.

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Biografia do Autor

João Henrique Zöehler Lemos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), Universidade Federal da Fronteira Sul

Bruno Candido dos Santos, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo

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Publicado

2021-07-10

Como Citar

Lemos, J. H. Z., & Santos, B. C. dos. (2021). O transporte rodoviário interestadual de passageiros na rede urbana da região Sul: uma análise das cidades pequenas. GeoTextos, 17(1). https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.43816

Edição

Seção

Artigos