O transporte rodoviário interestadual de passageiros na rede urbana da região Sul: uma análise das cidades pequenas
DOI :
https://doi.org/10.9771/geo.v17i1.43816Mots-clés :
Rede urbana, Formação socioespacial, Circulação de passageiros, Transporte rodoviário interestadual, Região SulRésumé
O transporte rodoviário de passageiros no Brasil cumpre importante função social enquanto serviço público ao propiciar um conjunto amplo de deslocamentos de pessoas, cargas e informações por grande parte dos estados e regiões brasileiras. Trata-se de uma atividade econômica importante para o território nacional, pois revela uma variedade de interações espaciais que abrangem a complexa rede urbana do país. A flexibilidade do ônibus rodoviário e a capilaridade do serviço são centrais para o atendimento a cidades de portes variados, pois permite a conexão entre centros urbanos com menos de cinco mil habitantes até a conexão entre metrópoles como Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Este artigo debaterá tais deslocamentos de pessoas pelo modal rodoviário a partir da análise que contemplará as cidades pequenas na região Sul do Brasil, tendo a formação socioespacial como base para o entendimento das dinâmicas atinentes ao recorte e de suas articulações com a divisão territorial do trabalho. Neste contexto, se destaca a importância das ligações rodoviárias de longa distância que contemplam dezenas de cidades em seus percursos.
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