A metodologia dos máximos de precipitação aplicada ao estudo de eventos extremos diários nos municípios de Crato, Fortaleza e Sobral-CE

Autores

  • Jander Barbosa Monteiro Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Elisa Zanella Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24011

Palavras-chave:

Eventos extremos, Metodologias Estatísticas, Impactos Socioambientais

Resumo

No Brasil, eventos extremos máximos de precipitação são constantemente noticiados pela mídia devido ao grande poder deflagrador de impactos socioambientais que possuem. Como existem muitos fatores e variáveis que dificultam a identificação de um evento como extremo, este artigo objetiva identificar e avaliar eventos extremos máximos diários de chuva a partir da aplicação da metodologia estatística dos máximos de precipitação nos municípios cearenses de Crato, Fortaleza e Sobral (altamente urbanizados e localizados em contextos geoambientais diferentes). No período de janeiro de 1980 a junho de 2017 identificou-se eventos de grande intensidade, sistemas atmosféricos relacionados e impactos associados a estes. A maioria dos eventos ocorreu entre fevereiro e maio, geralmente associados à Zona de Convergência Intertropical - ZCIT. Dentre os impactos registrados destacam-se alagamentos, desabrigo, feridos e até mortes. Ainda que tais episódios ocorram, o planejamento e a gestão adequados podem contribuir para a adoção de estratégias de adaptação e prevenção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jander Barbosa Monteiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Maria Elisa Zanella, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Monteiro, J. B., & Zanella, M. E. (2017). A metodologia dos máximos de precipitação aplicada ao estudo de eventos extremos diários nos municípios de Crato, Fortaleza e Sobral-CE. GeoTextos, 13(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24011

Edição

Seção

Artigos