A metodologia dos máximos de precipitação aplicada ao estudo de eventos extremos diários nos municípios de Crato, Fortaleza e Sobral-CE
DOI :
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.24011Mots-clés :
Eventos extremos, Metodologias Estatísticas, Impactos SocioambientaisRésumé
No Brasil, eventos extremos máximos de precipitação são constantemente noticiados pela mídia devido ao grande poder deflagrador de impactos socioambientais que possuem. Como existem muitos fatores e variáveis que dificultam a identificação de um evento como extremo, este artigo objetiva identificar e avaliar eventos extremos máximos diários de chuva a partir da aplicação da metodologia estatística dos máximos de precipitação nos municípios cearenses de Crato, Fortaleza e Sobral (altamente urbanizados e localizados em contextos geoambientais diferentes). No período de janeiro de 1980 a junho de 2017 identificou-se eventos de grande intensidade, sistemas atmosféricos relacionados e impactos associados a estes. A maioria dos eventos ocorreu entre fevereiro e maio, geralmente associados à Zona de Convergência Intertropical - ZCIT. Dentre os impactos registrados destacam-se alagamentos, desabrigo, feridos e até mortes. Ainda que tais episódios ocorram, o planejamento e a gestão adequados podem contribuir para a adoção de estratégias de adaptação e prevenção.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).