Práticas formativas e diferentes estratégias para o ensino de Geografia nos anos iniciais

Autores

  • Diego Corrêa Maia Universidade Estadual Paulista / Rio Claro (SP)
  • Ana Claudia Nogueira Maia Universidade Estadual Paulista / Rio Claro (SP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.22662

Palavras-chave:

Formação docente, Geografia escolar, Anos iniciais, Temáticas físico-naturais

Resumo

Este artigo tem como propósito demonstrar a importância das práticas formativas e suas diferentes estratégias de ensino para professores pedagogos que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental. A formação profissional foi organizada visando a promover os conteúdos ligados ao tempo, ao clima e às estações do ano, baseados na pesquisa ação e na epistemologia da prática. Através do auxílio de dispositivos didáticos, tais como planetário de madeira e de história em quadrinhos, pôde-se vislumbrar o aprimoramento docente, concretizado pela discussão e pela elaboração de estratégias de ensino a serem aplicadas aos alunos do 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental I. Após a formação, concluímos que as atividades contribuíram para o fortalecimento do conhecimento geográfico nos anos iniciais, possibilitando a socialização de experiências e saberes necessários para a qualificação do ato educativo. 

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Biografia do Autor

Diego Corrêa Maia, Universidade Estadual Paulista / Rio Claro (SP)

Professor assistente da UNESP/ Rio Claro (SP).

Ana Claudia Nogueira Maia, Universidade Estadual Paulista / Rio Claro (SP)

Doutoranda em Geografia na UNESP/Rio Claro (SP)

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Publicado

2017-12-23

Como Citar

Maia, D. C., & Nogueira Maia, A. C. (2017). Práticas formativas e diferentes estratégias para o ensino de Geografia nos anos iniciais. GeoTextos, 13(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i2.22662

Edição

Seção

Artigos