Educação como expressão da centralidade em Guanambi-Bahia: o papel das instituições de ensino superior

Autores

  • Sofia Rebouças Neta Pereira Instituto Federal Baiano
  • Sylvio Bandeira de Mello e Silva Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.10404

Palavras-chave:

Centralidade, Guanambi, Instituições de ensino superior

Resumo

A cidade de Guanambi se destaca no Centro-Sul da Bahia pelos aspectos econômicos, políticos e infraestruturais que a qualificam como polo regional. A sua importância vincula-se tradicionalmente ao comércio e à prestação de serviços de média complexidade, como educação, saúde e outros, para uma variedade de municípios do seu entorno. Neste artigo objetivamos analisar a nova centralidade de Guanambi (BA) através do ensino com foco nas instituições de ensino superior presentes na cidade em 2012. A metodologia para a realização deste trabalho consistiu na análise de fontes bibliográficas, no levantamento direto e na análise de dados estatísticos das instituições pesquisadas. Os trabalhos realizados confirmaram que Guanambi é o principal centro urbano da região para a educação superior, um serviço de alta complexidade, e que isto reforça bastante sua centralidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Rebouças Neta Pereira, Instituto Federal Baiano

Mestre em Geografia, Professora do Instituto Federal Baiano/Campus Guanambi

Sylvio Bandeira de Mello e Silva, Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica do Salvador

Doutor em Geografia, Professor dos Programas de Pós-graduação em Geografia/UFBA e em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social/UCSAL.

Downloads

Publicado

2014-11-27

Como Citar

Pereira, S. R. N., & Silva, S. B. de M. e. (2014). Educação como expressão da centralidade em Guanambi-Bahia: o papel das instituições de ensino superior. GeoTextos, 10(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.10404

Edição

Seção

Artigos