Educação como expressão da centralidade em Guanambi-Bahia: o papel das instituições de ensino superior

Auteurs

  • Sofia Rebouças Neta Pereira Instituto Federal Baiano
  • Sylvio Bandeira de Mello e Silva Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica do Salvador

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.10404

Mots-clés :

Centralidade, Guanambi, Instituições de ensino superior

Résumé

A cidade de Guanambi se destaca no Centro-Sul da Bahia pelos aspectos econômicos, políticos e infraestruturais que a qualificam como polo regional. A sua importância vincula-se tradicionalmente ao comércio e à prestação de serviços de média complexidade, como educação, saúde e outros, para uma variedade de municípios do seu entorno. Neste artigo objetivamos analisar a nova centralidade de Guanambi (BA) através do ensino com foco nas instituições de ensino superior presentes na cidade em 2012. A metodologia para a realização deste trabalho consistiu na análise de fontes bibliográficas, no levantamento direto e na análise de dados estatísticos das instituições pesquisadas. Os trabalhos realizados confirmaram que Guanambi é o principal centro urbano da região para a educação superior, um serviço de alta complexidade, e que isto reforça bastante sua centralidade. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sofia Rebouças Neta Pereira, Instituto Federal Baiano

Mestre em Geografia, Professora do Instituto Federal Baiano/Campus Guanambi

Sylvio Bandeira de Mello e Silva, Universidade Federal da Bahia, Universidade Católica do Salvador

Doutor em Geografia, Professor dos Programas de Pós-graduação em Geografia/UFBA e em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social/UCSAL.

Téléchargements

Publiée

2014-11-27

Comment citer

Pereira, S. R. N., & Silva, S. B. de M. e. (2014). Educação como expressão da centralidade em Guanambi-Bahia: o papel das instituições de ensino superior. GeoTextos, 10(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v10i2.10404

Numéro

Rubrique

Artigos