Ver, ser e estar nas paisagens: trajetórias de um conceito em abertura
DOI :
https://doi.org/10.9771/geo.v15i2.33878Mots-clés :
Paisagem, Visualidade, Olhar, ExperiênciaRésumé
“A paisagem não é feita para se olhar”. Essa afirmação de Eric Dardel, em seu livro O Homem e a Terra, originalmente publicado na década de 1950, vai de encontro, de forma muito à frente de sua época – e até mesmo dos dias atuais –, do que comumente – e geograficamente – se entende por paisagem. Embora muitas décadas tenham se passado desde essa publicação, pouco parece ter ficado dessa concepção de paisagem nos estudos geográficos, até mesmo se consideramos as produções da geografia humanista, campo que mais se apropriou da obra do geógrafo francês. Ao afirmar que a paisagem não é feita para se olhar, Dardel rompe com a herança da visualidade pictórica atribuída ao termo e que perpassou, seguindo diferentes caminhos, a construção teórica desse conceito na ciência geográfica. O que é paisagem, o que há na paisagem, então, além do que vemos? Essas são questões que buscaremos explorar no presente artigo, a partir de uma revisão das trajetórias da paisagem na geografia e suas atuais aberturas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).