Conformação simbólica do espaço: um estudo sobre a relação hip-hop e religião

Auteurs

  • Dalvani Fernandes Instituto Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i1.22278

Mots-clés :

Hip-Hop, Religião, Espaço Simbólico, Juventude

Résumé

O trabalho que apresentamos é resultado de quatro anos (2012-2016) da pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal do Paraná, no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Trazemos a análise da conformação simbólica do espaço produzida na relação entre dois universos culturais, o hip-hop e a religião. Esse encontro acontece através da ação dos jovens rappers que participaram de um encontro conhecido como “Célula da Rima”, na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, na cidade de Curitiba/PR. Para compreensão do espaço simbólico optamos pela abordagem das “formas simbólicas” criadas pelo filósofo neokantiano Ernst Cassirer. Os resultados da pesquisa demonstram que a percepção espacial desses jovens rappers está mais pautada no simbólico do que em uma base material. Quando os jovens falam de cidade, periferia, rua e Igreja não são apenas espaços físicos a que se referem, são, sobretudo, construções da imaginação, da experiência e de emoções. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Dalvani Fernandes, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná, Campus Curitiba.

Téléchargements

Publiée

2017-07-30

Comment citer

Fernandes, D. (2017). Conformação simbólica do espaço: um estudo sobre a relação hip-hop e religião. GeoTextos, 13(1). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v13i1.22278

Numéro

Rubrique

Artigos