Educação (in)formal do campo na lógica do capital agroindustrial no Oeste do Paraná

Auteurs

  • Marilucia Ben Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Rejane Flores Wizniewsky Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13442

Mots-clés :

Educação, Trabalho, Precarização, Agroindústria

Résumé

O artigo é resultado de estudos referentes à educação cooperativista no Oeste do Paraná, educação essa desenvolvida pelo próprio cooperativismo empresarial. O objetivo é entender as relações de qualificação/desqualificação presentes na educação (in)formal e voltada para o capital/consumo com vistas ao agronegócio. Na relação dialética entre campo/agroindústria, os trabalhadores do campo (estes chamados de integrados/ cooperados) vêm, constantemente, se qualificando/desqualificando para atender aos interesses da (re)produção do capital impostos pelos complexos agroindustriais e também para atender às exigências do mercado internacional. Ao mesmo tempo em que os trabalhadores se qualificam/desqualificam, vivem processos contraditórios e de confronto nas relações sociais de produção. Compreender como as famílias integradas/cooperadas e também os trabalhadores da agroindústria são escolarizados para atender aos interesses do capital agroindustrial da região Oeste paranaense, esse é, então, o objetivo geral do estudo aqui em questão. A área de estudo compreende o Oeste do Paraná, caracterizado pela forte presença agroindustrial, além do significativo setor de comércio e serviços, setores voltados, em parte, para atender às demandas das agroindústrias. A pesquisa abrange o período de 1960 a 2010, caracterizado por profundas transformações no campo, resultado da reestruturação produtiva entre capital/trabalho. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marilucia Ben, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências. Mestre pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Carmen Rejane Flores Wizniewsky, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências,Universidade Federal de Santa Maria.

Téléchargements

Publiée

2015-12-02

Comment citer

Ben, M., & Wizniewsky, C. R. F. (2015). Educação (in)formal do campo na lógica do capital agroindustrial no Oeste do Paraná. GeoTextos, 11(2). https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v11i2.13442

Numéro

Rubrique

Artigos