EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Waleska Oliveira Moura IFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39279

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, Diversidade linguística, Interculturalidade, Formação docente.

Resumo

O artigo objetiva trazer reflexões acerca do ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante da diversidade linguístico-cultural nela existente. A partir das iniciais reflexões, serão apontados os pressupostos da Abordagem Intercultural (MENDES, 2004) na formação do professor, dada a sua importância no que diz respeito ao diálogo entre as diversas culturas existentes no processo de ensinar e aprender língua. A partir de revisão da literatura de referência da área, entende-se a necessidade de se deslocar o foco central do ensino de língua dos aspectos formais para os aspectos contextuais e culturais, validando a língua-cultura dos diversos alunos presentes em sala de aula e ampliando a competência comunicativa deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waleska Oliveira Moura, IFBA

Cursei a Licenciatura e o Bacharelado em Letras Vernáculas na UFBA (2005-2009) e Mestrado  em Língua e Cultura também na UFBA (2010-2011). Atualmente, sou professora efetiva do IFBA, Campus de Salvador.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

MOURA, W. O. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, p. 46–61, 2020. DOI: 10.9771/ell.v0i68.39279. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39279. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES