LETRAMENTO LITERÁRIO RACIAL CRÍTICO NAS AULAS DE INGLÊS:
MOVIMENTOS IDENTITÁRIOS DE ESTUDANTES NEGROS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i78.55629Abstract
Esta pesquisa está inserida na área da Linguística Aplicada e vem fazer coro aos estudos que alinham ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e identidade negra. A pesquisa buscou compreender de que maneira estudantes negros brasileiros do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais (des)constroem suas identidades quando expostos às práticas de Letramento Racial Crítico (Ferreira, 2012a; 2012b; 2014; 2015; Santos; Santos; El Kadri, 2021) em aulas de Língua Inglesa, tendo como suporte linguístico o texto literário I know why the caged bird sings. O estudo se configura como qualitativo de modalidade ação-colaborativa (Pimenta, 2005; Thiollent, 2011). O corpus foi gerado a partir de questionários, entrevistas semiestruturadas, notas de campo e conversas informais. A partir da análise discursivas (Pêcheux, 2015; Orlandi, 2005) dos dizeres dos estudantes, foi possível depreender momentos de identificação com a história de vida da escritora no contexto estrangeiro dos EUA.
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