REVISITANDO GILKA MACHADO: POESIA E CRÍTICA | REVISITING GILKA MACHADO: POETRY AND CRITICISM

Autori

  • Nádia Battella Gotlib Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i59.28882

Parole chiave:

Poesia e crítica, Feminismo, Gilka Machado, Eros Volúsia, Clarice Lispector.

Abstract

Resumo: Examino a obra poética de Gilka Machado a partir de uma conferência por ela proferida em 1914, espécie de programa de base simbolista de sua obra poética. Examino também a produção artística da filha de Gilka Machado, Eros Volúsia, que desenvolve uma nova teoria da dança, mediante pesquisa de propostas bem brasileiras. Ressalto o papel da crítica, que, ao elogiar tais atividades, acaba por separar a ‘mulher’ e a ‘artista’, o que acontece também com parte da crítica referente à escritora Clarice Lispector.

 

Abstract: I examine Gilka Machado’s poetic work departing from a lecture she gave in 1914, a sort of program with a Symbolist basis of her poetic work. I also examine the artistic production of Gilka Machado’s daughter, Eros Volúsia, who develops a new dance theory, based on typical Brazilian research proposals. I point out the role of criticism which  upon praising such activities, ends up separating the “woman” and the “artist”, similar to what has also happened with a part of the criticism directed towards writer Clarice Lispector.

Keywords: Art criticism; Feminism; Gilka Machado; Eros Volúsia; Clarice Lispector.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-12-17

Come citare

GOTLIB, N. B. REVISITANDO GILKA MACHADO: POESIA E CRÍTICA | REVISITING GILKA MACHADO: POETRY AND CRITICISM. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 59, p. 361–380, 2018. DOI: 10.9771/ell.v0i59.28882. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/28882. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS / ARTICLES