REVISITANDO GILKA MACHADO: POESIA E CRÍTICA | REVISITING GILKA MACHADO: POETRY AND CRITICISM
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i59.28882Parole chiave:
Poesia e crítica, Feminismo, Gilka Machado, Eros Volúsia, Clarice Lispector.Abstract
Resumo: Examino a obra poética de Gilka Machado a partir de uma conferência por ela proferida em 1914, espécie de programa de base simbolista de sua obra poética. Examino também a produção artística da filha de Gilka Machado, Eros Volúsia, que desenvolve uma nova teoria da dança, mediante pesquisa de propostas bem brasileiras. Ressalto o papel da crítica, que, ao elogiar tais atividades, acaba por separar a ‘mulher’ e a ‘artista’, o que acontece também com parte da crítica referente à escritora Clarice Lispector.
Abstract: I examine Gilka Machado’s poetic work departing from a lecture she gave in 1914, a sort of program with a Symbolist basis of her poetic work. I also examine the artistic production of Gilka Machado’s daughter, Eros Volúsia, who develops a new dance theory, based on typical Brazilian research proposals. I point out the role of criticism which upon praising such activities, ends up separating the “woman” and the “artist”, similar to what has also happened with a part of the criticism directed towards writer Clarice Lispector.
Keywords: Art criticism; Feminism; Gilka Machado; Eros Volúsia; Clarice Lispector.