ATITUDES LINGUÍSTICAS AOS TRATAMENTOS O SENHOR/ A SENHORA E VOCÊ EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Auteurs

  • Sandra Carneiro de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Jacyra Andrade Mota Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39024

Mots-clés :

Atitudes linguísticas, Formas de tratamento, O senhor, a senhora, você.

Résumé

Apresenta-se estudo sobre atitudes linguísticas de soteropolitanos em relação às formas o senhor/ a senhora e você em Salvador, Bahia, Brasil, no trato geral, pelo pesquisador e entre pais e filhos. A metodologia empregada é descritivista e segue os pressupostos da Sociolinguística Interacional e da Sociolinguística Variacionista. Foram realizadas entrevistas com 49 soteropolitanos, com idades entre 11 e 88 anos. As atitudes observadas revelam a coexistência de sentidos opostos: Você é percebido como informal, íntimo e não hierárquico, enquanto o senhor/ a senhora demarca respeito, hierarquia, distanciamento. Predomina a preferência pelo você, de modo geral e pelo pesquisador, e de o senhor/a senhora pelos filhos. São fatores que orientam as escolhas das formas, sua manutenção, variação e mudança: os sujeitos da interação, as crenças e atitudes dos falantes, os contextos de interação, as convenções familiares, o (não)convívio entre gerações (pais, filhos, avós), gênero/sexo, gerações e fases da vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sandra Carneiro de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Sandra Carneiro de Oliveira. Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2014) e professora Adjunto da Faculdade de Educação da UFBA desde 2018, onde atua na área de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Foi professora do ensino básico, técnico e tecnológico, de nível superior em outras universidades públicas e da educação básica. A realização do doutorado em Língua e Cultura, sob a orientação da professora Jacyra Andrade Mota, significou a concretização de um projeto pessoal e profissional. Foi uma etapa fundamental de construção de conhecimentos, o que lhe possibilitou, inclusive, retornar para a instituição como docente. 

Jacyra Andrade Mota, Universidade Federal da Bahia

Jacyra Andrade Mota. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1961), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (1980) e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora concursada com a tese Vogais antes de acento em Ribeirópolis, Sergipe (UFBA, 1980). Co-autora do Livro das Aves (1965); do Atlas Lingüístico de Sergipe (1987); e do Atlas Linguístico do Brasil (2014). Professora Associada II da Universidade Federal da Bahia. Credenciada como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) através do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados (PROPAP). Pesquisadora e bolsista de Produtividade I-B do CNPq, atua, principalmente, nas subáreas: Sociolinguística e Dialetologia, participando dos seguintes projetos: Atlas Linguístico do Brasil (Presidente do Comitê Nacional que o coordena, desde setembro de 2018) e NURC (integrante do grupo que o implantou em 1970). O processo de concessão do Título de Professor Emérito, proposto pelo Instituto de Letras da UFBA, em junho de 2017, encontra-se em andamento.

Téléchargements

Publiée

2021-05-28

Comment citer

CARNEIRO DE OLIVEIRA, S.; ANDRADE MOTA, J. ATITUDES LINGUÍSTICAS AOS TRATAMENTOS O SENHOR/ A SENHORA E VOCÊ EM SALVADOR, BAHIA, BRASIL. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 68, p. 192–218, 2021. DOI: 10.9771/ell.v0i68.39024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/39024. Acesso em: 7 janv. 2026.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS / ARTICLES