A MULHER E O LEÃO
OS OPOSTOS PICTURAIS EM “FORÇA”, DE RONALDO CORREIA DE BRITO
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i73.47717Palabras clave:
Écfrase; Picturalidade; Artes Visuais.Resumen
Este artigo se propõe a apresentar a análise intermidiática, por meio da presença da écfrase no conto “Força”, de Ronaldo Correia de Brito. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos de Cluver (2017), Louvel (2012) e Rajewsky (2012), para definir o conceito de écfrase, além dos estudos de Figueiredo e Oliveira (2020), que nos trazem a visão da importância da análise ecfrásica num contexto de arte. O objetivo é mostrar como as relações intermidiáticas podem fazer saltar à luz uma parte da trama que se considera perdida, pela análise dos elementos envolvidos, de modo subjetivo. Ao final, pretendemos comprovar que a écfrase escolhida faz parte do possível futuro da personagem, em um combate entre o enfrentamento e a indiferença.
Descargas
Citas
BRITO, Ronaldo C. Força. In: BRITO, Ronaldo Correia. O amor das sombras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. p. 67-77.
FIGUEIREDO, Camila Augusta Pires de. OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 3, n. 30, p. 227-230, out. 2020. Anual. Resenha. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/25542/20076. Acesso em: 10 ago. 2021.
GUERRINI, A.; SALES, A. J.. Resenha de Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Cerrados, Brasília, v. 54, n. 31, p. 282-286, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/32042/28025. Acesso em: 21 ago. 2021.
LIMA, Andrei Fernando Ferreira. Henri Rousseau: narrativas visuais. 2020. 230 f. Tese (Doutorado) - Curso de Letras, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-18052021-194326/publico/2020_AndreiFernandoFerreiraLima_VCorr.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
LOUVEL, Liliane. Nuanças do Pictural. In : DINIZ, Thaïs F. N. (org.) Intermidialidade e Estudos Interartes : Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p.47-69.
LUDIASBH (ed.). Rousseau - A cigana adormecida. 2015. Disponível em: https://virusdaarte.net/rousseau-a-cigana-adormecida/. Acesso em: 31 jul. 2021
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Intermedial references in ‘Ponciá Vicêncio’ and ‘Um defeito de cor’. Revista Letras Raras, v. 9, n. 3, p. 23-39, ago. 2020.
RAJEWSKY, Irina. Intermidialidade, Intertextualidade e "remediação". In : DINIZ, Thaïs F. N. (org.) Intermidialidade e Estudos Interartes : Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p.15-46.
VIEIRA, Miriam. Dimensões da écfrase: A presença da pintura e arquitetura em romances de artista. 215f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerias, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-A7UFYL/1/tese_miriam_vieira.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.
______. (2017). Écfrase: de recurso retórico na Antiguidade a fenômeno midiático na contemporaneidade. Todas as Letras Revista de Língua e Literatura. v.19. n.1, 2017, p.45-57.