A PRECISÃO GRAMATICAL NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i72.45406

Palabras clave:

Avaliação docente, Proficiência Oral, Precisão Gramatical

Resumen

A avaliação da proficiência oral é um tema recorrente na literatura da formação docente. A precisão gramatical é um dos componentes da proficiência oral docente, caracterizando-se como um elemento válido para definir a proficiência operacionalmente. Este estudo apresenta resultados da análise de dados de desempenho oral do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras) a partir da aplicação dos EBBs (Empirically derived, Binary-choice, Boundary definition scales) para a produção de critérios empiricamente verificáveis. Como resultado, produziu-se um conjunto de faixas de proficiência analíticas e empiricamente verificáveis que incorporam a Taxonomia de Estratégia de Superfície que orientam o candidato e estimulam a sua metacognição linguística.

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Biografía del autor/a

Diego Fernando de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Graduado em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus IBILCE. Mestrando no programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus IBILCE.

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Publicado

2022-05-10

Cómo citar

OLIVEIRA, D. F. de. A PRECISÃO GRAMATICAL NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 72, p. 3–24, 2022. DOI: 10.9771/ell.i72.45406. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/45406. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS / ARTICLES