A LEITURA E A BIBLIOTECA ESCOLAR: IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DE LEITORES NOS DOCUMENTOS NORMATIVOS BRASILEIROS (2011-2020)
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39091Palabras clave:
Leitura, Biblioteca escolar, Políticas de formação de leitores, Práticas de letramento, Árvore.Resumen
Este artigo atualiza a discussão sobre leitura e biblioteca escolar, produzida durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia. Baseia-se em documentos normativos brasileiros ligados à leitura, à literatura, à escrita, ao livro e à biblioteca, elaborados de 2011 a 2020. Numa perspectiva crítico-comparativa, apoiada na pesquisa qualitativa e Linguística Aplicada, o presente trabalho objetiva discutir a formação de leitores no Brasil, mediante a análise documental, considerando também particularidades da rede pública soteropolitana. Essa profusão de referenciais legais com o escopo supracitado evidencia que boas políticas públicas de formação leitora e socioeducacional são descontinuadas ou interrompidas, assim faltam bibliotecas e bibliotecários nas escolas do Brasil, comprometendo o desenvolvimento de suas comunidades.